Lamego símbolo mundial da defesa dos Direitos Humanos

A cidade de Lamego hasteou bem alto, ao longo de quatro dias, a bandeira da defesa e da promoção dos Direitos Humanos, num momento em que os equilíbrios do mundo são abalados por várias incertezas, intolerâncias e ataques aos alicerces dos sistemas democráticos que põem em causa as liberdades e garantias que, até há pouco tempo, eram tidas como duradouras e inabaláveis. Vindos de diversas partes do mundo, cerca de 70 oradores, estimularam o diálogo, despertaram a produção de conhecimento e incentivaram a partilha de reflexões e experiências, ligadas àquela temática, durante o “II Congresso Global de Direitos Humanos”.
Presente na Sessão de Encerramento, a secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, elogiou a organização em Lamego deste importante evento: “Não é muito comum a realização de encontros deste nível, fora das cidades de Lisboa e do Porto”, apresentando logo em seguida as políticas sociais que o Governo está a implementar de modo a defender a dignidade das pessoas e as políticas de integração, para as quais espera a colaboração ativa das autarquias. Ao seu lado, Ângelo Moura, Presidente da Câmara Municipal, sublinhou que “é uma honra para Lamego estar no centro destas temáticas”, acrescentando depois que os Direitos Humanos são hoje um “património mundial” e que todos os cidadãos estão convocados para a sua defesa.
A cidade de Lamego tornou-se assim, mais uma vez, um símbolo mundial da promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável. O Teatro Ribeiro Conceição foi o ponto de encontro de muitos reitores e professores universitários, magistrados do Ministério Público e juízes de Portugal, Espanha e Brasil, entre outros países, interessados nesta temática tão pertinente e atual. Os trabalhos foram divididos em doze sessões temáticas, devido à amplitude da discussão se alastrar a vários domínios da sociedade e, por isso, para além do TRC, também se desenrolaram na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego. Recorde-se que a sessão de abertura do congresso contou com a presença, entre outras personalidades, da secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira. A realização de uma Conferência Inaugural, proferida por D. António Couto, Bispo da Diocese de Lamego, marcou o início do evento.
Organizada pela professora de Direito da Universidade Federal do Maranhão, Maria da Glória Aquino, por João Paulo Bichão, magistrado do Ministério Público Português, e por Laís Locatelli, advogada vinculada à Ordem dos Advogados do Brasil, a segunda edição do “Congresso Global de Direitos Humanos”, contou com o apoio, entre outras instituições, do Município de Lamego.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu
2
Rossio Viseu
Prejuízo de 1,5 ME nos transportes públicos leva Câmara de Viseu a abrir concurso
3
espetáculo teatro
Boneca com inteligência artificial promove reflexão sobre abuso sexual em Viseu
4
pexels-boom-12585940
Jornalistas desportivos distinguem Carlos Lopes por mérito internacional

Artigos relacionados

Visita e protocolo Recreio 1
bottle-2032980_1280
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Prémio Heathy 3
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu