Lamego símbolo mundial da defesa dos Direitos Humanos

A cidade de Lamego hasteou bem alto, ao longo de quatro dias, a bandeira da defesa e da promoção dos Direitos Humanos, num momento em que os equilíbrios do mundo são abalados por várias incertezas, intolerâncias e ataques aos alicerces dos sistemas democráticos que põem em causa as liberdades e garantias que, até há pouco tempo, eram tidas como duradouras e inabaláveis. Vindos de diversas partes do mundo, cerca de 70 oradores, estimularam o diálogo, despertaram a produção de conhecimento e incentivaram a partilha de reflexões e experiências, ligadas àquela temática, durante o “II Congresso Global de Direitos Humanos”.
Presente na Sessão de Encerramento, a secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, elogiou a organização em Lamego deste importante evento: “Não é muito comum a realização de encontros deste nível, fora das cidades de Lisboa e do Porto”, apresentando logo em seguida as políticas sociais que o Governo está a implementar de modo a defender a dignidade das pessoas e as políticas de integração, para as quais espera a colaboração ativa das autarquias. Ao seu lado, Ângelo Moura, Presidente da Câmara Municipal, sublinhou que “é uma honra para Lamego estar no centro destas temáticas”, acrescentando depois que os Direitos Humanos são hoje um “património mundial” e que todos os cidadãos estão convocados para a sua defesa.
A cidade de Lamego tornou-se assim, mais uma vez, um símbolo mundial da promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável. O Teatro Ribeiro Conceição foi o ponto de encontro de muitos reitores e professores universitários, magistrados do Ministério Público e juízes de Portugal, Espanha e Brasil, entre outros países, interessados nesta temática tão pertinente e atual. Os trabalhos foram divididos em doze sessões temáticas, devido à amplitude da discussão se alastrar a vários domínios da sociedade e, por isso, para além do TRC, também se desenrolaram na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego. Recorde-se que a sessão de abertura do congresso contou com a presença, entre outras personalidades, da secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira. A realização de uma Conferência Inaugural, proferida por D. António Couto, Bispo da Diocese de Lamego, marcou o início do evento.
Organizada pela professora de Direito da Universidade Federal do Maranhão, Maria da Glória Aquino, por João Paulo Bichão, magistrado do Ministério Público Português, e por Laís Locatelli, advogada vinculada à Ordem dos Advogados do Brasil, a segunda edição do “Congresso Global de Direitos Humanos”, contou com o apoio, entre outras instituições, do Município de Lamego.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada
4
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME

Artigos relacionados

pexels-pixabay-47730
CINFAES
santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia