Lamego recriou peregrinação a Santiago de Compostela

O Largo da Sé foi palco no domingo de manhã de uma cerimónia de lava-pés aos peregrinos que iam a Caminho de Santiago de Compostela, um momento que culminou uma recriação histórica da peregrinação a Santiago, promovida pelo Município de Lamego. A iniciativa teve início no Convento de Ferreirim, acompanhada ao longo de todo o percurso pelas explicações do historiador Joel Cleto. “Os Caminhos de Santiago também são, hoje em dia, um motor de atividade económica e de promoção dos territórios por onde passam. Lamego ocupa uma posição privilegiada, neste contexto, ao ser cruzada por dois caminhos muito conhecidos: o Caminho do Interior e o Caminho de Torres. Quisemos afirmar Lamego, a este nível, por ser Ano Xacobeo”, explicou o Presidente Ângelo Moura no final do evento.

Os Caminhos de Santiago constituem algumas das rotas mais antigas do mundo, percorridas por peregrinos desde o período medieval. Com o passar dos anos, tornaram-se itinerários espirituais e culturais, feitos anualmente por milhares de pessoas.
A recriação histórica que decorreu em Lamego foi promovida no âmbito da iniciativa “Redes de Património e Caminhos em Ano Xacobeo”, financiada pelo FEDER, tendo passado por diversos pontos de interesse histórico, nomeadamente o Convento de Ferreirim, as Igrejas de São Lázaro, Senhora dos Meninos, Senhora dos Aflitos e Desterro, o Teatro Ribeiro Conceição e a Igreja Catedral.
Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Academico
Académico de Viseu garante contratação do médio Luís Silva
2
ÁGUA
SMAS de Viseu alerta para falsas análises domiciliárias à água
3
espetáculo teatro
Quatro estreias entre as 45 atividades da nova temporada do Teatro Viriato
4
closeup-de-economista-usando-calculadora-ao-passar-por-contas-e-impostos-no-escritorio_637285-3156
Autarcas de Viseu condenados pelo TdC a pagar multas por atrasos no envio de documentos

Artigos relacionados

mulheres-protestando-por-direitos-no-dia-da-mulher_23-2151356319
FOTO_ARQUIVO_Lamego_vista_geral
Tondela_15444
Palacete_Padilhas_dez_2024
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Academico
Académico de Viseu garante contratação do médio Luís Silva
ÁGUA
SMAS de Viseu alerta para falsas análises domiciliárias à água
espetáculo teatro
Quatro estreias entre as 45 atividades da nova temporada do Teatro Viriato
closeup-de-economista-usando-calculadora-ao-passar-por-contas-e-impostos-no-escritorio_637285-3156
Autarcas de Viseu condenados pelo TdC a pagar multas por atrasos no envio de documentos