Lamego mostra a excelência da arquitetura no Douro

1976

Há um Douro criativo, atual e produtivo. Um novo Douro, para além dos socalcos e do rio, aberto ao mundo, que pode agora ser descoberto na coletânea fotográfica “Prémio Arquitetura do Douro 2019”, patente ao público na Galeria de Arte do Solar da Porta dos Figos. A Adega da Quinta da Touriga, o Museu da Vila Velha, o Armazém da Quinta do Portal, o Museu do Côa e o Centro de Alto Rendimento do Pocinho, assinados por nomes como Belém Lima e Siza Vieira, ganham destaque na exposição. Para além dos cinco vencedores, este olhar retrospetivo estende-se também às menções honrosas, incluindo a remodelação da Casa do Poço, em Lamego, da autoria de Manuel Botelho.
Presente no ato de inauguração desta mostra, o Vice-Presidente António Alves da Silva afirmou que é intenção firme da Câmara Municipal de Lamego continuar a apoiar a recuperação e valorização do património arquitetónico local, revelando que em breve está prevista a reabilitação da Torre dos Figos e da Casa do Horto, no Bairro do Castelo.

Ao Prémio Arquitetura do Douro podem concorrer intervenções de construção, conservação ou reabilitação de edifícios ou conjuntos arquitetónicos, bem como intervenções de desenho urbano em espaço público. Recorde-se que António Belém Lima, é o autor do projeto de arquitetura de reabilitação e adaptação do Solar da Porta dos Figos, um edifício medieval, situado na rua do Castelinho, anteriormente bastante degradado, que acolhe agora esta exposição. Este arquiteto venceu em 2008 o Prémio Arquitetura do Douro, promovido pela CCDR-N, com o projeto do Museu da Vila Velha, em Vila Real.
Com curadoria de Manuela Matos Monteiro e João Lafuente, esta coletânea fotográfica está patente ao público, de segunda a domingo. A entrada é livre.