Lamego celebra "herança e perenidade" da democracia

O 45º aniversário da histórica madrugada do 25 de Abril de 1974 foi assinalado em Lamego com uma grande variedade de eventos de índole institucional, cultural e desportiva. O momento mais simbólico das celebrações foi a realização da Sessão Solene da Assembleia Municipal Comemorativa do Dia da Liberdade, tendo como oradora convidada a advogada Mónica Quintela que proferiu uma Oração de Sapiência sobre o tema “A justiça e os Direitos Humanos – de Abril aos nossos dias”.
Durante o discurso de encerramento da Sessão Solene, o Presidente da Assembleia Municipal, José Rodrigues Lourenço, enalteceu que “aos 45 anos de idade, a democracia já atingiu a sua maturação. Nela podemos ver algumas fragilidades ou enquistamentos, mas nunca o desvio da sua substância, da sua herança e da sua perenidade”. Com um Salão Nobre repleto de pessoas “de cravo ao peito”, sublinhou ainda que “ser livre, nos seus mais variados segmentos ou amplitudes, mesmo que comprimidos quando em conflito com deveres ou a liberdade dos outros, é a maior conquista daquela heróica madrugada”. Intervieram nesta sessão, os representantes dos grupos políticos que compõem este órgão e, pela segunda vez, o Presidente da Câmara Municipal. “A democracia só se constrói e robustece com o envolvimento e a participação de todos os cidadãos, sem exceção, com a inerente discussão e confronto de ideias, projetos, programas e estratégias, quer se considere o âmbito local, regional, nacional ou internacional”, enfatizou Ângelo Moura.
No conjunto dos atos de Comemoração do Dia da Liberdade em Lamego, também se destacou a realização da 11ª Assembleia Municipal do Futuro subordinada ao tema “O desenvolvimento sustentável da cidade de Lamego, a nível económico, social, ambiental e demográfico”, um fórum de debate juvenil dinamizado por alunos de diversos estabelecimentos de ensino do concelho. A proclamação dos valores da Liberdade e da Democracia passou ainda, na noite de 24, pelo palco do belo Teatro Ribeiro Conceição com a realização de um espetáculo inolvidável – “Ergo um Cravo” -, durante o qual a Companhia Jovem de Dança do Porto apresentou excertos de três dos mais incontornáveis bailados de reportório clássico e uma coreografia original do “Bolero” de Ravel. O Grupo Opera Intermezzo também enriqueceu este evento com a interpretação de quatro árias líricas.
Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada
4
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME

Artigos relacionados

pexels-pixabay-47730
CINFAES
santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia