LAMEGO: Câmara e bombeiros criam terceira Equipa de Intervenção Permanente

889

A Câmara Municipal de Lamego anunciou hoje que assinou um protocolo de colaboração com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lamego (AHBVL) que permite a criação da terceira Equipa de Intervenção Permanente (EIP) neste concelho do distrito de Viseu.

Segundo um comunicado de imprensa, “estas equipas atuam em caso de incêndios, acidentes, catástrofes naturais e outros tipos de eventos” e, por isso, “reforçará a capacidade de resposta e eficiência da Proteção Civil e a prevenção e socorro face a acidentes e catástrofes que possam ocorrer”.

De acordo com o documento, subscrito pelo presidente da Câmara Municipal de Lamego, Francisco Lopes, e pelo presidente da direção da AHBVL, Hélder Santos, durante as comemorações do 145º aniversário dos bombeiros, a autarquia disponibiliza um apoio financeiro superior a 37 mil euros por ano.

“As EIP são equipas formadas por cinco bombeiros profissionais, que se destinam ao cumprimento de missões no âmbito da Proteção Civil. Os bombeiros que integram estas equipas são caracterizados pela elevada especialização, com competências em valências diferenciadas, para atuarem em diferentes cenários”, refere o comunicado.