Apresentado a 15 de setembro de 2020, pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, no âmbito do Plano de Promoção do Sucesso Educativo, o Laboratório Móvel das Ciências: Viseu Dão Lafões recebeu a visita de quase 3900 alunos, ao longo da sua primeira itinerância pelas escolas do território, no ano letivo de 2020/21.
Tendo percorrido os 14 municípios da CIM Viseu Dão Lafões, esta inovadora proposta pedagógica, que teve 27 paragens, acolheu um total de 3884 alunos, dos 3º e 4º ano do ensino básico, envolvendo diretamente 252 professores e 241 turmas, em representação de 22 Agrupamentos de Escolas.
Ao abrigo desta iniciativa, cujo foco recaiu no domínio tecnológico, programação e robótica, sob o módulo temático central “Fábrica de Robots”, foram desenvolvidas 221 ações. No que concerne aos temas opcionais, o módulo “Fenómenos Atmosféricos e Alterações Climáticas” foi o escolhido em 93 ocasiões; tendo o módulo “Corpo Humano” sido ativado por 62 vezes; já o módulo “A Nossa Escola no Cosmos” foi opção 32 vezes, por último, o módulo “Engenhos e Engenhocas” registou 30 ações.
Recorde-se que, neste período de interrupção letiva, o Laboratório Móvel das Ciências encontra-se a percorrer cada um dos Municípios da CIM Viseu Dão Lafões, permitindo que as crianças, também, possam usufruir desta experiência em contexto de férias escolares.
Para o Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, Rogério Mota Abrantes “Sabendo que ambientes inovadores fomentam o desenvolvimento do conhecimento e de competências, apesar do contexto desfavorável que vivemos, a CIM Viseu Dão Lafões não baixou os braços e conseguiu disponibilizar, aos alunos da nossa região, uma proposta pedagógica estimulante, com materiais e conteúdos inovadores, capaz de alargar os seus horizontes e potenciar as suas capacidades, acrescentando valor ao processo de ensino e aprendizagem”.
“A temática relativa a alterações climáticas foi a mais procurada pelos docentes, o que vem reforçar a importância dos projetos de literacia ambiental que a CIM tem desenvolvido junto das escolas e da comunidade, nomeadamente, a Exposição Itinerante e o projeto O Futuro é Amanhã“, concluiu o Presidente da CIM.