Falar de inclusão no Desporto só faz sentido, quando se criam as oportunidades para que todos tenham o mesmo acesso e possibilidades de prática do mesmo.
Foi neste sentido que o Judo Clube de Viseu organizou este Sábado dia 26 de Outubro um evento de Judo inclusivo, que se realizou no Pavilhão do Colégio da Imaculada Conceição.
Convidadas que foram as várias Instituições que lidam com Utentes com deficiência em Viseu, estiveram presentes a AAPACDM Viseu com um grupo de 25 Homens e Mulheres, que praticaram Judo pela primeira vez e um um grupo de utentes da APCViseu, que assistiu ao evento.
De modo a engrandecer esta prática a Direção do Judo Clube de Viseu convidou as várias equipas de Judo adaptado que integram a ANDDI (Associação Nacional Desporto para Desenvolvimento Intlectual).
Marcaram presença a CERCIGUI (Guimarães), a CERCIAG (Águeda), a APPACDM de Castelo Branco e a AMDA (Sabugal), com quase 40 atletas, a que se juntaram também alguns Judocas e Treinadores do clube viseense.
Na aula aberta participaram mais de 70 pessoas,entre crianças e adultos, Homens e Mulheres com e sem deficiência, que vivenciaram um momento incrível de partilha, espírito de camaradagem e onde todos beberam alguns dos valores do Judo.
Foi uma fantástica tarde de Judo e de comunidade inclusiva que terminou em beleza com a realização do Campeonato Nacional de Equipas de Judo adaptado da ANDDI.