José Rica apresenta em Lamego “A Surpresa do Gato Toninho Tareco”

1240

A Câmara Municipal de Lamego continua a apoiar ativamente todas as manifestações culturais existentes no concelho, através, por exemplo, da promoção de um vasto conjunto de ações de divulgação de obras de autoria de personalidades locais e regionais e de livros que se debruçam sobre a realidade sociocultural da nossa região.

Neste sentido, o Salão Nobre dos Paços do Concelho foi o palco escolhido para a apresentação pública do livro “A Surpresa do Gato Toninho Tareco”, da autoria de José Francisco Rica. Durante a sessão de sábado à tarde, o público presente teve ainda a oportunidade de assistir à atuação do Grupo Coral da Universidade Sénior Jerónimo Cardoso, sob a batuta do maestro José Resende, e à apresentação de uma coreografia de dança contemporânea, pela Escola de Dança ARTDANCE.

Nascido na cidade de Lamego, em 1953, onde passou a sua infância e juventude, José Francisco Rica foi posteriormente residir para a cidade do Porto, onde começou a desenvolver uma série de atividades culturais, com destaque para a pintura e a fotografia, com exposições realizadas em Portugal e no estrangeiro, sendo distinguido com vários prémios. Na área da literatura, depois de uma passagem por jornais, revistas e com atividade como letrista, é nos livros que se tem destacado com obras publicadas por conceituadas editoras, na área da poesia e contos infantis e juvenis. Mas é a escrever para os leitores mais pequenos que se tem afirmado com as suas fábulas, realizando sessões de dinamização em estabelecimentos de ensino por todo o país e no estrangeiro, com o objetivo de motivar e entusiasmar as crianças e jovens para o gosto da leitura.

No próximo dia 23 de março, o Salão Nobre dos Paços do Concelho vai ser palco da apresentação pública do próximo livro deste autor: “A Aventura do Leão Teimoso”.