JOÃO VINHAS É O NOVO PRESIDENTE DA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO DE VISEU

2443

O Presidente do Politécnico de Viseu (PV), professor João Monney Paiva, conferiu posse no dia 21 de novembro, na sala do Conselho Geral, ao novo Presidente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu (ESTGV), professor João Vinhas.
O ato público, muito participado pela comunidade académica da instituição, ocorreu na sequência dos resultados da eleição que teve lugar a 3 de juho, no seio da Assembleia de Representantes da ESTGV, e do despacho de homologação de 30 de agosto último, proferido pelo presidente do Politécnico de Viseu.

Depois de prestado o compromisso de honra e assinatura dos termos de posse, o professor João Vinhas agradeceu a confiança em si depositada e enfatizou o coletivo como modo de governação “a equipa não somos só os três, somos todos”, a centralidade do papel dos estudantes, nas suas palavras “o cerne da existência da nossa instituição” e a valorização da cooperação institucional para a afirmação e consolidação do Politécnico de Viseu. Aproveitou ainda para, referindo-se ao presidente cessante, “agradecer e enaltecer a confiança que há oito anos o professor Paulo Mendes depositou em mim e no professor Ventura”.

O presidente do Politécnico de Viseu destacou a “cooperação institucional” como modo “para enfrentar os desafios e ultrapassar os obstáculos que se nos deparam”, no intuito de “sermos cada vez mais relevantes para a comunidade onde estamos inseridos”.

João Manuel Vinhas Ramos Marques é Professor Adjunto da ESTGV, onde exerce funções docentes desde 21 de novembro de 1988.
Doutorado em Ciências da Educação em 2011 pela Universidade de Évora, concluiu o Mestrado em Física Aplicada em novembro de 1997 na Universidade de Aveiro. É licenciado em Física, ramo Educacional, pela Universidade de Coimbra. Foi investigador bolseiro, integrando o projeto “Study of friction and wear”, sob orientação científica do engenheiro Franço Lanza, no Institute for Advanced Materials, Joint Research Centre, European Comission, Ispra (VA), Itália, entre 1994 e 1996. Publicou inúmeros artigos científicos e participou em congressos internacionais. Antes de ingressar no Politécnico, foi docente do ensino secundário da disciplina de Ciências Físico-Químicas.
Para lá de vice-presidente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, de 2011 a 2019, foi diretor do Departamento de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial, membro da Assembleia de Representantes, do Conselho Técnico-Científico e do Conselho Pedagógico.

No decorrer da cerimónia, foram ainda empossadas, pelo presidente do PV, os vice-presidentes que completam o elenco da Presidência da ESTGV: professores António Ventura e Pedro Reis. A sua nomeação resulta do despacho emitido em 21 de novembro pelo presidente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, homologado pelo presidente do PV no mesmo dia.