O vereador da Câmara de Viseu João Paulo Gouveia anunciou hoje a sua candidatura à liderança da comissão política concelhia do PSD, que pretende que seja “plural e inclusiva”.
Em declarações aos jornalistas, João Paulo Gouveia – que é vereador da Câmara de Viseu desde 2013 – explicou que decidiu candidatar-se após “manifestações de apoio, nomeadamente de militantes de base do PSD”.
O empresário do setor do vinho e professor do ensino superior, de 43 anos, disse que está a desenhar “uma candidatura que una e não divida, que congregue e não afaste, que olhe para o futuro e seja plural e representativa”.
“Tenho consciência plena das responsabilidades e exigências do cargo neste momento tão crucial, mas não as enjeito. Creio que a minha experiência poderá ajudar o PSD, quer no plano local, quer nacional”, frisou.
João Paulo Gouveia é licenciado em Engenharia Agrícola, mestre em Viticultura e Enologia e doutorando em Viticultura. É o porta-voz nacional para a agricultura do Conselho Estratégico Nacional.
O social-democrata lembrou que se aproximam as eleições autárquicas de 2021, sendo, por isso, “fundamental a união do partido”, que está há 30 anos à frente dos destinos de Viseu.
“Não deixarei ninguém pelo caminho. Pretendo fazer esse caminho com todos”, garantiu.
Questionado se pretende concorrer à presidência da Câmara de Viseu, João Paulo Gouveia lembrou a diretiva do PSD que refere que “todos os atuais presidentes de Câmara que tenham condições para serem candidatos são convidados do próprio partido a renovar os seus mandatos quando o povo lhes der essa confiança”.
“Neste momento, Almeida Henriques tem condições para se recandidatar”, considerou.
O empresário disse ter conhecimento da possibilidade de aparecer uma outra candidatura às eleições, que deverão realizar-se em junho, mas prometeu lutar “para que haja uma lista única”.
O atual presidente da concelhia, Joaquim Seixas, com quem João Paulo Gouveia conversou previamente, não se vai recandidatar.