Jazz dá o mote a ciclo de residências artísticas e concertos em Viseu

1369

A associação cultural Gira Sol Azul, de Viseu, vai promover a partir deste mês um ciclo de residências artísticas e de concertos que pretende dar continuidade aos objetivos do festival “Que Jazz É Este?”.

A realizar até maio do próximo ano, o ciclo integra “três residências artísticas que cruzam músicos de diferentes gerações, geografias e naturezas e se traduzem na apresentação de três concertos” e “dois concertos cujo foco é a criação de contextos de profissionalização de jovens músicos”, avança a Gira Sol Azul.

A programação prevê ainda “três concertos programados em parceria com carimbos discográficos nacionais que apoiam a edição independente na área do jazz”, com o objetivo de “contribuir para a circulação de projetos de excelência criados e produzidos em Portugal”, acrescenta.

Durante o primeiro trimestre deste ciclo realiza-se, por exemplo, o concerto que resultou da residência do projeto “Antídoto”, liderado pelo baterista Miguel Rodrigues, acompanhado por José Soares (saxofone), André Matos (guitarra) e Demian Cabaud (contrabaixo), no Museu Nacional Grão Vasco.

A programação completa do primeiro trimestre será divulgada brevemente.

Com este ciclo de residências artísticas e de concertos, a Gira Sol Azul quer ter “um impacto muito significativo na comunidade e público em geral, promovendo a música nacional e internacional de qualidade” tendo o jazz como mote, e também “continuar a fortalecer o tecido artístico da região de Viseu”.

A Gira Sol Azul visa a promoção da educação artística e o desenvolvimento de atividades no âmbito artístico e cultural. Tem uma escola de música em atividade desde 2006 e mensalmente organiza concertos, apresentações e outras iniciativas.