IX GALA DO ANDEBOL Mónica Soares e Rui Silva eleitos Melhores Jogadores do Ano

2136

Mónica Soares, do Madeira Sad e Rui Silva, do FC Porto Sofarma, receberam o Prémio “Melhor Jogador”, entregue na IX Gala do Andebol, que teve como palco o Teatro Ribeiro Conceição, em Lamego,  Joana Resende, Gonçalo Vieira, Mónica Correia, Alfredo Quintana, Paula Castro, Magnus Andersson e Ricardo Fonseca e Duarte Santos também foram galardoados, esta noite.

 

Ana Guedes Rodrigues, Bebiana Sabino e António Areia foram os anfitriões da IX Gala do Andebol, que se realizou na noite deste sábado, 24 de Agosto, no belíssimo Teatro Ribeiro Conceição, em Lamego. O Presidente da Federação de Andebol de Portugal, Miguel Laranjeiro e o Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Ângelo Moura, deram as boas vindas a todos os presentes na Gala, que foi abrilhantado com atuações do grupo Sons Douro, assim como da coreógrafa e bailarina Marta Viana, com uma performance alusiva ao desporto adaptado e acompanhada por Manuel Oliveira, conhecido como o guitarrista Ibérico.

 

Nas primeiras filas deste grandioso evento, para além dos Presidentes da Federação de Andebol de Andebol de Portugal e a Câmara Municipal de Lamego, a IX Gala do Andebol foi acompanhada atentamente por Vítor Pataco, Presidente do IPDJ, a Vereadora da Câmara Municipal de Lamego, Catarina Rocha, o Presidente da Confederação do Desporto de Portugal, Carlos Paula Cardoso, o Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Herminio Loureiro, o Presidente do Instituto Nacional de Reabilitação, Humberto Santos, Presidente do CNID, Clube Nacional de Imprensa Desportiva, Manuel Queirós, Presidente da Movijovem, Nuno Chaves, o Presidente do Andebol Clube de Lamego, António Manso e o Presidente da Assembleia Municipal de Lamego, José Rodrigues, entre muitos outros que encheram a bela sala de Lamego.

 

No momento mais alto da celebração da modalidade, foram esta noite conhecidos grandes vencedores da IX Gala do Andebol, que presenteou os melhores da modalidade ao longo da época 2018/2019.

 

Mónica Soares, do Madeira Sad e Rui Silva, do FC Porto Sofarma foram consagrados com o prémio “Melhor Jogador”, distinção que Mónica Soares venceu pelo Segundo ano consecutivo.

Também nomeados para “Melhor Jogador” estavam Helena Soares e Patrícia Lima, ambas do Colégio de Gaia e, nos masculinos, Alexis Borges e António Areia, ambos do FC Porto Sofarma.

Joana Resende (Col. Gaia/Toyota) foi a “Atleta Revelação” e concorreu ao lado da colega de equipa, Maria Duarte e Carolina Justino (Jac-Alcanena). Gonçalo Vieira (Águas Santas Milaneza) foi a “Revelação” masculina e concorria ao prémio juntamente com os nomeados Luís Frade (Sporting CP) e Rúben Ribeiro (Artística de Avanca/Bioria).

 

PAULA CASTRO E MAGNUS ANDERSSON SÃO OS TREINADORES DO ANO

Paula Castro, que venceu o Campeonato 1ª Divisão Feminina e, ainda, a Taça de Portugal à frente do Colégio de Gaia/Toyota, subiu esta noite ao palco em Lamego, para receber o prémio de “Melhor Treinadora – Provas Femininas”. Marco Freitas (CS Madeira) e Sandra Martins (Madeira Sad) completaram o leque de nomeados.

Como reconhecimento de uma época notável, no comando do FC Porto Sofarma, Magnus Andersson, recebeu, pela primeira vez, o prémio “Melhor Treinador – Provas Nacionais Masculinas”. José António Silva (Águas Santas Milaneza) e Paulo Fidalgo (Madeira Sad) também eram candidatos ao troféu.

 

 

Mónica Correia, do Madeira Sad e Alfredo Quintana, do FC Porto Sofarma, foram os premiados da noite com o troféu de “Melhor Guarda- Redes”. Nos femininos, Isabel Cardoso (Colégio de Gaia/Toyota) e Mariana Agostinho (NAAL Passos Manuel), assim como António Campos (Águas Santas Milaneza) e Gustavo Capdeville (Madeira Sad) nos masculinos.

 

Pela primeira vez, Ricardo Fonseca e Duarte Santos receberam o prémio de “Melhor Dupla de Árbitros”. Este ano, concorriam ao prémio ao lado de Daniel Martins/ Roberto Martins (AA Leiria) e Eurico Nicolau/ Ivan Caçador (AA Leiria).

 

HOMENAGEADOS DA NOITE

Na IX Gala do Andebol, houve, como habitualmente, os momentos de homenagem, muito distintos e merecedores do maior reconhecimento pelo mundo do Andebol.

 

A Seleção Nacional de Andebol de Praia de Sub-18 Masculinos foi homenageada pela conquista da Medalha de Prata nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Buenos Aires, Argentina. Miguel Neves, João Gonçalves e o pai de Nuno Brito, Ludgero Brito, subiram a palco em representação de toda a comitiva que esteve na Argentina.

 

Também a Seleção Nacional de Andebol em Cadeira de Rodas, que em Dezembro ultimo se sagrou campeã europeia da modalidade, não foi esquecida. Os atletas Marco Francisco; Pedro Marques; João Jerónimo (capitão); Adriano Mendes; Cesar Pereira; Bina Vieira; Diana Machado; Ricardo Queirós; Maria Relvas e Rui Rodrigues e, ainda, o selecionador naciona Danilo Ferreira; a Fisioterapeuta Daniela Faria; o mecânico, Manuel Sousa e o coordenador, Prof. Joaquim Escada estiveram no Teatro Ribeiro Conceição, a receber esta justa homenagem, em representação de toda a equipa nacional.

 

Com uma marca profunda e uma vida dedicada ao Andebol Feminino, Jorge Tormenta, com uma longa e forte ligação ao Colégio de Gaia, foi chamado ao palco para um momento de Homenagem, em que foi reconhecido todo o empenho, trabalho e dedicação à modalidade, no feminino.

 

IN MEMORIAM

 

O Andebol ficou mais pobre, ao dizermos adeus, em alguns casos precocemente, a estes nossos Amigos.

 

 

ALFREDO PINHO (1967-2019)

Alfredo Pinho foi uma figura incontornável do Andebol do CF Belenenses, clube que representou durante mais de 20 épocas e onde também foi treinador e dirigente. Era o capitão da formação do Restelo que se sagrou campeã nacional em 1993/1994, naquele que foi o último título conquistado pela equipa azul e branca. Chegou a vestir as cores da Seleção Nacional de Juniores. Faleceu aos 50 anos, em Janeiro de 2019.

ANDRÉ CAMPOS (1995-2018)

Foi de forma inesperada que o jovem atleta do CDC São Paio de Oleiros faleceu aos 23 anos de idade, vítima de morte súbita. André Campos começou a jogar Andebol em 2004/05 e representou o AD Modicus Sandim, FC Porto e Colégio de Carvalhos, antes de rumar ao clube onde atualmente jogava, em Outubro de 2018.

 

LUÍS GONÇALVES (1990-2018)

O Póvoa Andebol Clube perdeu o seu capitão numa fatídica noite de Novembro de 2018. Luís Gonçalves, andebolista desde 2002, com a primeira inscrição pelo AC Fafe; em 2015/16 passou a representar o Póvoa AC. Aos 27 anos, faleceu na sequência de um atropelamento na autoestrada A11.

 

MÁRIO MACEDO (1940-2018)

Figura ímpar, de uma dedicação total ao Clube Desportivo Xico de Holanda, ao qual se entregou de alma e coração, tendo passado por todas as áreas. Faleceu aos 79 anos de idade.

 

NELMA FONSECA (2000-2018)

Nelma Fonseca partiu muito nova, com 18 anos apenas. A jovem guarda-redes do Gil Eanes não resistiu a uma forma rara de cancro, contra o qual lutou com todas as suas forças e grande apoio de toda a comunidade do Andebol, até Outubro de 2018.

 

NUNO FLORES (1983-2019)

Vítima de doença prolongada, o jogador do Lagoa AC faleceu em Fevereiro de 2019. Nuno Flores representou o Lagoa AC em quase toda a carreira desportiva, durante 19 épocas desportivas.

 

RICARDO VAZ (1971-2018)

Ricardo Lopes Vaz foi treinador e deixou a sua marca nos atletas que treinou nos vários clubes na região de Lisboa por onde passou – ABV Almoçageme, CD Mafra e CR Bº Janeiro. Faleceu aos 47 anos de idade, vítima de doença prolongada.

 

 

JOSÉ CARRASCO (1949-2019)

José António Carrasco Ferreira, ex jogador internacional – representou 12 vezes a Seleção Nacional, tendo feito parte da Seleção que conquistou o Mundial do Grupo C em 1976. Começou a jogar em 1965, pelo CF Belenenses, clube onde foi campeão nacional três vezes. Passou, também, pelo GDS Cascais e Estoril Praia. Foi, também, dirigente durante várias épocas, ao serviço do CF Belenenses, GF Empregados do Comércio e Ginásio Clube do Sul.

 

SIDÓNIO VIOLANTE (1947-2019)

Com toda uma vida dedicada ao Andebol, Sidónio Violante faleceu em Março de 2019. Em virtude do trabalho desenvolvido no dirigismo do Andebol Nacional, Sidónio Violante era Sócio de Mérito da Federação de Andebol de Portugal. Começou a sua carreira como dirigente no AC Sismaria, onde foi Secretário da Mesa da Assembleia Geral, sendo posteriormente, Presidente da mesma. Deixou uma marca profunda no desenvolvimento do Andebol em Leiria – Sidónio Violante foi Presidente da Associação de Desportos de Leiria durante 10 anos, contribuiu para a criação da Associação de Andebol de Leiria, onde foi Presidente da Comissão Instaladora da mesma, foi Presidente da Assembleia Geral da Associação de Andebol de Leiria, por pouco tempo, devido à sua eleição para Presidente da Mesa do Congresso da Federação de Andebol de Portugal.