IPO de Coimbra com 20 profissionais de saúde infetados

O Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra regista 20 profissionais de saúde e seis doentes infetados com covid-19, disse hoje à agência Lusa a unidade hospitalar.

Em declarações à agência Lusa, o IPO refere que duas dezenas de profissionais de saúde – entre eles um médico, um enfermeiro, um técnico superior de diagnóstico e terapêutica, três assistentes técnicos e 14 assistentes operacionais – estão em isolamento profilático depois de testarem positivo.

“Não está de modo algum colocado em causa o normal funcionamento dos serviços. A atividade assistencial encontra-se assegurada”, refere a unidade de saúde, numa resposta escrita à agência Lusa.

Segundo o IPO, o serviço mais afetado foi a cozinha, “que se encontra encerrada há uma semana, tendo de imediato sido implementada uma alternativa, fruto da parceria já existente com o Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH)”.

“Neste serviço não existiu qualquer linha de contágio entre os profissionais da cozinha e outros profissionais ou doentes. Acresce que os serviços têm recorrido sempre que possível ao teletrabalho no sentido de garantir toda a atividade e que o IPO de Coimbra já contratou, desde o início da pandemia, 51 profissionais”, salienta.

Desde o início da pandemia, em março, o IPO de Coimbra contabilizou 34 profissionais de saúde infetados, dos quais 14 já estão curados, num universo de cerca de 1.100 colaboradores aos serviços.

Neste momento, segundo a unidade hospitalar, encontram-se também em isolamento domiciliário seis doentes infetados, que foram diagnosticados numa ação de rastreio.

“No que respeita aos doentes, desde o início da pandemia foram identificados 44 casos, que atendendo à implementação precoce do rastreio generalizado de doentes assintomáticos como garante da continuidade dos tratamentos em segurança, a maioria destes doentes já estão curados”, acrescenta.

O IPO reconhece “o trabalho dos profissionais da instituição, que diariamente contribuem para a implementação de medidas de prevenção, rastreio sistemático de Serviços e isolamento dos profissionais e doentes diagnosticados com covid-19, numa relação de proximidade e confiança”.

“Esta foi a estratégia institucional adotada e que tem garantido a continuidade da atividade assistencial. Aos doentes acompanhados na instituição, o IPO de Coimbra reitera o compromisso de uma instituição segura comprometida com a segurança de todos”, sublinha a unidade hospitalar.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
4
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia

Artigos relacionados

urgências médico hospital
vespa
hospital enfermeiros
pexels-pixabay-248395
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia