Investimentos na região Viseu Dão Lafões discutidos com ministro do Planeamento

1894

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, recebeu, ontem, a CIM Viseu Dão Lafões, na sequência das várias tomadas de posição, do Conselho Intermunicipal e da Assembleia Intermunicipal, relativamente à problemática da mobilidade rodoviária e ferroviária na Região Viseu Dão Lafões.
A referida reunião serviu para que fosse realizado um ponto de situação relativo aos investimentos rodoviários e, também, ferroviários, no âmbito do Plano de Desenvolvimento da Ferrovia, previstos para a região Viseu Dão Lafões. Foi, ainda, efetuado um ponto de situação acerca das candidaturas a fundos comunitários, efetuadas pelo Governo, no âmbito do programa Connecting Europe Facility (CEF).
Foi, também, discutido, com o ministro Pedro Marques, o projeto piloto que a CIM Viseu Dão Lafões está a desenvolver, em parceria com a empresa “Infraestruturas de Portugal, S.A.”, no âmbito da criação de um centro de competências de gestão de ativos. Neste sentido, foi transmitido, ao governante, que, “com o presente projeto, a CIM e os municípios seus associados estão a trilhar um caminho que lhes permitirá caracterizar a sua rede viária, dado que a informação produzida, assente num Sistema de Informação Geográfico desenvolvido em “Open Source”, irá permitir planear, atempadamente, as intervenções de manutenção e conservação das estradas da região”, refere a CIM, em nota de imprensa.
Por último, foi realizado um ponto de situação no âmbito do encerramento do QREN, assim como, abordados alguns constrangimentos/dificuldades na execução do Portugal 2020.