Investimento de 87 ME em 569 fogos a custos acessíveis na região Viseu Dão Lafões

Nove municípios da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões terão 569 fogos a custos acessíveis, um investimento de 87 milhões de euros a realizar no âmbito de um protocolo hoje assinado com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana.

“É muito trabalho que vamos ter de fazer juntos. Temos a meta de entregar estas casas em junho de 2026. Faltam pouco mais de dois anos, não vai ser fácil”, admitiu o vogal da direção do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), Fernando Almeida, em Tondela, durante a sessão de assinatura do protocolo.

Segundo este responsável, “o dia de hoje é o resultado de seis ou sete meses” de trabalho, realizado com o intuito de permitir às pessoas do território da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões o acesso a casas a custos acessíveis.

Para já, o protocolo abrange nove dos 14 municípios da CIM – com um investimento total de 87.215.091 euros para 569 fogos de tipologias T0 a T4 – mas outros poderão vir a aderir. Deste valor, 11.836.047 euros serão para aquisição dos imóveis e 75.379.043 para a intervenção.

Viseu, Tondela, Nelas, Carregal do Sal, São Pedro do Sul, Vouzela, Castro Daire, Oliveira de Frades e Sátão são os nove municípios que, para já, estão envolvidos nestes projetos.

O presidente da CIM e da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, frisou que o protocolo hoje assinado dá resposta a uma questão que preocupa muito os autarcas do interior do país: a coesão territorial.

Isto porque, para Fernando Ruas, “a melhor maneira de fixar pessoas é possibilitando-lhes habitação a custos acessíveis”.

“Os municípios são apenas a entidade facilitadora, quem vai comprar os imóveis é o IHRU”, explicou Fernando Ruas aos jornalistas, no final da sessão.

Em Viseu, ficarão disponíveis 85 fogos, que representam um investimento de 13,6 milhões de euros e dos quais a autarquia já tem um “levantamento exaustivo com prédios, fotografias e localização”.

“O município forneceu todos os imóveis já com negociações feitas com os proprietários, isto é, já está tudo conversado. Fizemos levantamento dos imóveis, falámos com os proprietários e entregámos ao instituto”, acrescentou.

Na sua opinião, “se esta operação for rápida e os proprietários avançarem rapidamente com os protocolos que assinaram”, será possível cumprir o prazo de junho de 2026.

“No caso de Viseu, os prédios que indicámos são de reabilitação relativamente rápida. São prédios que podem ser facilmente requalificados e colocados à disposição das pessoas”, contou.

Segundo Fernando Ruas, estes fogos situam-se mais na zona urbana do concelho de Viseu.

Para as zonas rurais, o município tem em curso um programa, com “perto de cem casas compradas”, que visa “requalificar as aldeias a ajudar ao repovoamento”, lembrou.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
caramulo carros
Produção em série de viaturas elétricas arrancou hoje na Stellantis de Mangualde
2
app comida
Vouzela vai ter incubadora de projetos gastronómicos
3
Keys The Door The Background Key Castle House
Castro Daire aprova taxa mínima de IMI e redução mediante o agregado familiar
4
Incêndios: Nelas ativa Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil

Artigos relacionados

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Encontro_Rececao_Comunidade_Docente_2024 (7)
imagem-de-um-acidente-automobilistico-envolvendo-dois-carros_613910-7924
pexels-grape-things-2954924
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
caramulo carros
Produção em série de viaturas elétricas arrancou hoje na Stellantis de Mangualde
app comida
Vouzela vai ter incubadora de projetos gastronómicos
Keys The Door The Background Key Castle House
Castro Daire aprova taxa mínima de IMI e redução mediante o agregado familiar
Incêndios: Nelas ativa Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil