Instituto Politécnico de Viseu passa a ter Código de Boas Práticas e de Conduta

O Politécnico de Viseu (IPV) vai reger-se por um código de Boas Práticas e de Conduta, que pretende ser “um contributo para uma adequada e correta orientação de toda a comunidade académica”, disse hoje um dos seus vice-presidentes.

O despacho que aprova o Código de Boas Práticas e de Conduta foi publicado esta semana em Diário da República e, segundo o vice-presidente João Paulo Balula, permitirá “fazer a sistematização de boas práticas” do Instituto Politécnico de Viseu (IPV).

“É colocar num documento visível e de forma sistematizada os princípios, os valores e as regras de atuação que nos orientam”, acrescentou, à agência Lusa, o responsável.

João Paulo Balula destacou “o respeito dos princípios da dignidade humana, da igualdade e da justiça, da participação democrática e livre e os princípios de diversidade e pluralismo de opiniões”.

“Isto estava disperso por regulamentos, orientações, por vários documentos que existem”, explicou o dirigente, lembrando que o IPV integra os serviços centrais e cinco escolas com autonomia pedagógica e científica.

Segundo o responsável, “não havia um documento que sistematizasse estes princípios e que os orientasse para este enquadramento que, entretanto, foi saindo, quer relativamente às boas práticas, quer relativamente ao Código de Conduta”, este mais dirigido aos dirigentes do IPV.

João Paulo Balula disse ainda à agência Lusa que o Código de Boas Práticas e de Conduta tem “um outro objetivo, de natureza de comunicação, quer interna, quer externa”.

“Baseia-se naquilo que nós entendemos que deve presidir à nossa atividade, que é uma questão de transparência e de confiança, que se deve traduzir também em competitividade”, afirmou.

Ou seja, de acordo com o dirigente, quem procura o IPV encontra no código “a orientação relativamente àquilo que são os seus princípios”.

“Encontra o que nos orienta e pode saber o que esperar desta instituição, quer ao nível interno, quer de relacionamento com a comunidade, seja do distrito de Viseu, onde somos a única instituição pública de ensino superior, seja ao nível nacional e internacional”, concluiu.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
2
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
3
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
4
Prémio Heathy 3
Câmara de Tondela recebe prémio Locais de Trabalho Saudáveis

Artigos relacionados

Académico_de_Viseu
Rossio Viseu
espetáculo teatro
pexels-los-muertos-crew-8460033 (1)
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu