Incertezas do momento

O desporto vive uma época de muitas incertezas. Os campeonatos distritais, as modalidades amadoras e o futebol de formação vão ser dos mais afetados por causa da pandemia.

Os custos que é preciso suportar para testar todos os elementos das equipas semana após semana são incomportáveis e de difícil logística. Os transportes e as estadias vão ter cuidados acrescidos.

A exemplo, o «Belenenses SAD já gastou 275 mil euros em testes». A confirmarem-se estes valores, vai ser insuportável para muitos clubes participarem nas competições na próxima época. Cada teste custa entre 80 e 100 euros, testar 25 a 30 elementos do plantel todos os fins-de-semana, dá pelo menos 10 mil euros por mês e, numa época de oito meses, são 80 mil por época. Em 96 equipas do Campeonato de Portugal são precisos [seriam] 7,6 milhões em testes. Além da questão financeira, há a impossibilidade de se manter os jogadores isolados. É impossível.

O destino, neste cenário de pandemia, está nas mãos da Direção‑Geral de Saúde e do Governo.

Tem havido algumas hesitações das autoridades de saúde pública no fornecimento de orientações sobre o regresso à atividade desportiva, com as consequências que tal acarreta na confiança dos dirigentes, mormente os municípios, que detêm uma parte relevante do parque desportivo nacional, em acolherem competições e conseguirem gerir as suas instalações para a prática desportiva.

Provavelmente, muitas competições, de profissionais e amadores, vão ser canceladas ou adiadas. Os esforços empreendidos por todas as partes interessadas devem ser bem-vindos e apoiados. Tirando as ligas do futebol profissional parece que o resto é só paisagem.

Os dirigentes têm de pautar-se por um rigor orçamental nunca visto. As famílias estão com dificuldades para pagarem prestações mensais, os jogos não devem poder ter público e as empresas estão com quebras de receitas enormes que vão ter reflexo na vida associativa. O planeamento da próxima época tem de conter muitos mais «planos» e os compromissos assumidos têm de ser cumpridos.

Este é um momento de promoção de políticas distritais de conjugação de esforços e partilha de espaços, onde as escolas, os clubes/associações e as autarquias formem um triângulo em que nenhuma das arestas pode renunciar às suas responsabilidades. Devem unir-se e criar sinergias.

Um dos maiores problemas que existe é que o Desporto ainda vai perder mais jovens atletas em diversas modalidades. O abandono precoce da prática desportiva já é elevado.

Sublinhando o papel essencial do desporto na situação atual e conforme recomendado pela Organização Mundial de Saúde, a prática regular do desporto e atividade física têm de ter presente e futuro. Além disso, o desporto também é uma atividade económica. O emprego no desporto teve em Portugal, entre 2011 e 2018, uma taxa de crescimento de 57,8%, passando de 23 883 para 37 680 postos de trabalho, segundo resultados apurados a partir do projeto European Sector Skills Alliance for Sport and Physical Activity (ESSA-Sport).

 

Vitor Santos

Embaixador do Plano Nacional de Ética Desportiva

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
caramulo carros
Produção em série de viaturas elétricas arrancou hoje na Stellantis de Mangualde
2
app comida
Vouzela vai ter incubadora de projetos gastronómicos
3
Keys The Door The Background Key Castle House
Castro Daire aprova taxa mínima de IMI e redução mediante o agregado familiar
4
Incêndios: Nelas ativa Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil

Artigos relacionados

RR01122021SOFIAMOREIRADESOUSA0040-Copy-scaled-1-1536x1156
miguel-a-amutio-QDv-uBc-poY-unsplash
johann-walter-bantz-HG1pkXN7SVA-unsplash
imagem_2021-08-09_195357
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
caramulo carros
Produção em série de viaturas elétricas arrancou hoje na Stellantis de Mangualde
app comida
Vouzela vai ter incubadora de projetos gastronómicos
Keys The Door The Background Key Castle House
Castro Daire aprova taxa mínima de IMI e redução mediante o agregado familiar
Incêndios: Nelas ativa Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil