Inaugurada intervenção artística alusiva ao 25 de abril

1516

Para assinalar o 45.º aniversário do 25 de Abril, teve hoje lugar a inauguração de uma intervenção artística colocada num mural do Pavilhão Municipal de Tondela.
Intitulada “O Cravo”, esta obra foi levada a cabo por alunos de Artes da turma do 10.º E da Escola Secundária de Tondela e pelo professor Manuel Paraíba.
Durante a inauguração, o presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus, sublinhou o simbolismo desta obra, que tem uma mensagem forte e profunda de um dos acontecimentos históricos mais marcantes do país.
“A liberdade constrói-se permanentemente e nunca há valores que se perpetuam se não os vivermos e pudermos transmitir. Liberdade com responsabilidade, liberdade com espírito de interajuda e liberdade com igualdade, penso que é esta a mensagem que todos vemos sempre que olharmos para esta fachada”, apontou.
O professor da Escola Secundária de Tondela, Manuel Paraíba, reconheceu que os alunos envolvidos se empenharam neste trabalho “com muito amor e carinho”, colocando-lhe “muito empenho”.
“Este projeto foi desenvolvido com uma técnica de mosaico, colando-se azulejos numa superfície metálica”, descreveu.
Já Pompeu José aproveitou o momento para destacar a parceria da ACERT com a Câmara Municipal de Tondela e a Escola Secundária de Tondela, que permitiram que fosse construído “este símbolo que não deixa esquecer essa data tão importante que aconteceu em 1974 e foi chamada a Revolução dos Cravos”.
Construíram esta obra os alunos Alícia Costa, Ana Sobral, Anaís Dias, Bruna Gomes, Catarina Costa, Clara Mota, Cristina Borges, Francisco Martins, Maria Ferreira, Oceânia Luís, Rodrigo Mota, Salomão Cochi, Tomás Abrantes e Tomás Correia.