INAUGURAÇÃO DO AUDITÓRIO DO QUARTEL DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE CANAS DE SENHORIM

1629

O Auditório do Quartel dos Bombeiros Voluntários de Canas de Senhorim é inaugurado amanhã, dia 29 de fevereiro, pelas 21h30, com a Assinatura de um Protocolo de Utilização entre a Câmara Municipal de Nelas e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da localidade, seguida da exibição da peça “Sangue na Guelra” pela Companhia de Teatro Amarelo Silvestre, um espetáculo a não perder que junta em palco Graeme Pulleyn e Rafaela Santos, numa encenação de Rogério de Carvalho.

Sobre o espetáculo:
Em palco deambula-se pelo desencontro no encontro da guerra- o encontro no desencontro da vida. Em cena o eu desperta ligando relações entre a vida e a morte, entre o ser e o propósito das palavras. O texto é de Fernando Giestas e em palco Graeme Pulleyn e Rafaela Santos descobrem como destruir muros imaginários, em momentos de encontro e desencontro, aproximação e afastamento de culturas e ideais, separação e perda.

Os muros da separação não chegam ao céu. Foi a partir desta inscrição numa igreja francesa que o texto do espetáculo nasceu. Então, construiu-se um muro imaginado, depois criou-se uma mulher e um homem que fossem nós, um lugar que fosse muitos, um tempo que fosse todos, uma guerra que fosse qualquer uma (com ou sem balas).

O texto “Sangue na Guerra/Guelra/Guerra”, da autoria de Fernando Giestas, publicado na coletânea “Oficina de Escrita Odisseia: textos escolhidos”, coordenação de Jean-Pierre Sarrazac e Alexandra Moreira da Silva, edição do Teatro Nacional São João (dezembro, 2011), é a base dramatúrgica do espetáculo a apresentar.