Impacto da covid-19 nos doentes oncológicos e cuidadores

O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC), no âmbito do estudo nacional de avaliação da perceção do impacto social, económico e psicológico da pandemia COVID-19 nos doentes oncológicos/sobreviventes de cancro e em familiares/cuidadores, vem salientar a necessidade evidenciada de se reforçarem os programas de apoio ao doente e, particularmente, aos cuidadores, pelo menos durante períodos de pandemia.

Nesse sentido, e procurando colmatar as grandes lacunas na disponibilização de apoio psicológico especializado em Portugal, a Liga Portuguesa Contra o Cancro empreendeu, a partir de 2009, e com o apoio da AMGEN Foundation, a criação de Unidades de Psico-Oncologia, a nível nacional. No balanço que agora faz, o Núcleo Regional do Cento disponibilizou um nº total de 7228 consultas (desde 2009), a 1421 utentes (59% doentes oncológicos e 41% familiares/cuidadores).

Mas o estudo COVID-19 e Cancro, realizado a mais de 900 doentes oncológicos/sobreviventes de cancro e a mais de 300 familiares/cuidadores, residentes em Portugal, revela, outros dados, tais como: 1 em cada 10 doentes e cuidadores sentiu bastante a muitíssima dificuldade em pagar as despesas familiares durante a pandemia COVID-19, indicador que demonstra o relevante impacto socioeconómico da pandemia nestes doentes.

Revela, também, que 72% dos doentes e 76% dos cuidadores sentem-se bastante a muitíssimo preocupados com a pandemia, sobretudo com o impacto desta na continuidade do tratamento e evolução da doença. Conclui-se também que 1 em cada 2 doentes apresentou sofrimento emocional significativo.

De acordo com os mesmos dados, é possível entender que se encontram em maior risco de desenvolver problemas psicológicos os doentes com outra(s) doença(s) crónica(s), que cuidam de alguém com doença crónica, que tiveram tratamentos suspensos e que se percecionam em maior risco de contrair a infeção e/ou sofrer complicações. De salientar que 30% doentes oncológicos e 42% cuidadores manifesta ansiedade significativa e que 18% doentes oncológicos e 22% cuidadores manifesta depressão significativa.

Os dados mostraram, relativamente à acessibilidade aos cuidados de saúde durante a pandemia, que esta pode ser conseguida através de uma prestação de cuidados centrados no doente, disponibilização de informação à população oncológica e testagem e vacinação.

 

Metodologia do estudo: 

Estudo transversal, descritivo e inferencial, suportado por uma metodologia quantitativa. A informação foi recolhida através de um questionário elaborado pela equipa de psicólogos da Liga Portuguesa Contra o Cancro. As respostas a este questionário foram obtidas através do website institucional, www.ligacontracancro.pt, tendo sido cumpridos todos os pressupostos de proteção de dados. O questionário esteve disponível online entre os dias 2 de julho e 18 de novembro de 2020. A amostra foi constituída por 948 doentes oncológicos/sobreviventes de cancro e por 378 familiares/cuidadores, com mais de 18 anos e residentes em Portugal.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
4
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia

Artigos relacionados

urgências médico hospital
vespa
hospital enfermeiros
pexels-pixabay-248395
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia