ILUSIONISMO E NOVO CIRCO CRUZAM-SE NUM ESPETÁCULO MEMORÁVEL DE COMPANHIA FINLANDESA

Surreal, ilusório, inesquecível, brilhante são alguns dos comentários tecidos por críticos sobre Lähtö, espetáculo da companhia finlandesa WHS que é apresentado dia 21 de março, às 21h30, no Teatro Viriato. Lähtö cruza ilusionismo, novo circo, ilusões de ótica e dança.

Inspirado pelo trabalho das ilusões de palco dos mágicos do século XIX, Lähtö decorre numa atmosfera misteriosa construída a partir de paisagens sonoras ribombantes e de projeções que criam ilusões e delírios, sendo difícil distinguir o que é real ou mera miragem.

Lähtö, que significa partida em português, apresenta um casal afastado um do outro, que flutua entre imagens e ilusões oníricas. Confusos, permanecem em palco, rodeados de roupas que parecem ganhar vida própria. A ideia de partida manifesta-se de forma cíclica, num jogo de proximidade e afastamento dos corpos e do pensamento, criando um enredo em que humor e tragédia, em tom absurdo, vão alternando. Sem texto ou diálogos, a narrativa da peça é entregue pelo movimento dos corpos dos intérpretes em quadros de grande impacto dramático, permitindo ao espectador criar a sua própria história e transformando o espetáculo numa viagem pessoal.

A direção artística está a cargo do criador, inventor, mágico e investigador Kalle Nio. O seu trabalho baseia-se na convergência de múltiplas expressões artísticas, entre elas as performances coreografadas e instalações cinematográficas, gerando um diálogo constante entre a magia, as artes visuais, a dança e a tecnologia, entre o real e a ilusão, como ponto de partida para explorar a figura e as relações humanas. As suas inovações na área da magia e do design de projeção têm sido premiadas tanto na Finlândia como a nível internacional e deram origem a diversas exposições.

A companhia de novo circo/teatro visual, WHS, já levou este espetáculo a cerca de 30 países, e apresenta-se agora pela primeira vez em Viseu. Com um caminho já traçado no desenvolvimento de novas abordagens em produções de novo circo, intimamente ligado à evolução e crescimento desta expressão artística na Finlândia. Nas suas produções, a companhia recorre a outras formas de arte, em especial o vídeo, concebendo espetáculos que marcam pela força das imagens que criam e deixam na mente do público.

No ano em que o Teatro Viriato celebra o seu vigésimo aniversário, o Novo Circo continua a ser uma presença assídua na programação, reforçando a relevância desta disciplina artística na construção contínua da identidade deste projeto cultural.

Lähtö / Partida é recomendado para maiores de 12 anos. Os bilhetes estão disponíveis no Teatro Viriato e na bilheteira online, em www.bol.pt. O espetáculo é uma coapresentação do Teatro Viriato, o Centro Cultural Vila Flor e o Centro de Arte, pelo que será apresentado em Guimarães, no dia 23 de março, e em Ovar, no dia 29 de março.

 

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
4
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro

Artigos relacionados

santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
vinho
1200px-Viseu_-_Teatro_Viriato_(1)
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia