Hospital CUF Viseu realiza cirurgia que permite remover tumores cerebrais pelo nariz

O Hospital CUF Viseu realizou, pela primeira vez, uma técnica minimamente invasiva de remoção de um tumor cerebral através da cavidade nasal.

Esta cirurgia, de elevada complexidade, é realizada para a remoção de tumores da hipófise e traz inúmeras vantagens face à cirurgia convencional: reduz a probabilidade de riscos e complicações durante e após o procedimento, permite um tempo de internamento mais curto e uma recuperação mais rápida para o doente.

 

A cirurgia endoscópica transesfenoidal, como é intitulada, consiste na utilização de um endoscópio – um tubo fino com fibra óptica que permite obter imagens com elevada definição para analisar o interior do corpo – que possibilita o acesso, através das narinas, ao tumor localizado no cérebro e assim removê-lo. O endoscópio dispõe de um ecrã que permite a visualização em profundidade e com maior precisão da  zona do corpo que está a ser intervencionada.

Este procedimento é realizado para a remoção de tumores da hipófise, uma glândula responsável pela produção de diversas hormonas. Os tumores da hipófise produzem frequentemente hormonas que dão origem a sintomas resultantes do desequilíbrio hormonal. Quando estes tumores atingem grandes dimensões podem levar a alterações visuais, uma vez que a hipófise se localiza no interior do crânio, entre os nervos óticos.

Esta cirurgia minimamente invasiva, de elevada complexidade, apenas é realizada em centros cirúrgicos de referência e devidamente apetrechados com tecnologia de ponta e recursos humanos qualificados, como é o caso do Hospital CUF Viseu.

É realizada por uma equipa experiente e diferenciada composta por José Marques dos Santos e Filipe Rodrigues, especialistas em Otorrinolaringologia e Miguel Trigo Carvalho, especialista em Neurocirurgia, em estreita articulação com a equipa de anestesiologia e de enfermagem.

 

Esta cirurgia minimamente invasiva traz inúmeras vantagens face à cirurgia convencional, que requer a abertura do crânio para remoção destes tumores cerebrais. De acordo com José Marques dos Santos, Coordenador de Otorrinolaringologia do Hospital CUF Viseu, “esta técnica cirúrgica, muito minuciosa, apresenta excelentes resultados e baixa morbilidade, comparativamente com a técnica tradicional”.

Com o recurso a esta técnica não se manipula o cérebro nem os nervos óticos, como na cirurgia tradicional, possibilitando, assim, reduzir a probabilidade de riscos e complicações durante e após o procedimento. Permite, ainda, um tempo de internamento mais curto e uma recuperação pós-operatória mais rápida do doente, evitando, igualmente, cicatrizes visíveis na cabeça.

“A Neurocirurgia tem desenvolvido o uso da endoscopia em diferentes contextos para permitir cirurgias menos invasivas”, destaca Miguel Trigo Carvalho, Neurocirurgião no Hospital CUF Viseu.  “A abordagem endoscópica na cirurgia de hipófise permite uma visualização de qualidade superior das estruturas, o que não só aumenta a segurança desta cirurgia como também permite alcançar melhores resultados”, completa o especialista.

O Hospital CUF Viseu tem reforçado a aposta na criação de condições para o desenvolvimento das mais complexas cirurgias e que permitem, ao mesmo tempo, melhorar a resposta ao doente.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
2
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
3
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu
4
Eventos_CMM
Eventos culturais e gastronómicos "para todos" até agosto em Mangualde

Artigos relacionados

bottle-2032980_1280
Prémio Heathy 3
pexels-los-muertos-crew-8460033 (1)
urgências médico hospital
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu