Homem detido em Coimbra por suspeita de rapto e violência doméstica fica em prisão preventiva

Um homem detido em Coimbra na terça-feira ficou hoje em prisão preventiva, depois de ter sido ouvido no Tribunal de Viseu, na sequência de presumíveis crimes de violência doméstica e rapto, disse à agência Lusa a Polícia Judiciária.
O homem, que já esteve preso, “condenado a pena de prisão por crime de homicídio tentado com arma de fogo, também era referenciado por tráfico de droga”, tal como a investigação deste último mês e meio confirmou, contou um coordenador da Diretoria do Centro da Polícia Judiciária.
Carlos Chambel explicou à agência Lusa que a investigação não começou pelas razões pelas quais o indivíduo, com residência em Coimbra, já era referenciado pelas autoridades, mas sim por “violência doméstica e ameaças de morte à antiga companheira”.
A vítima é de Viseu e o suspeito também tem laços familiares naquela cidade.
Em 2018, residiam em Coimbra e, “pelo menos desde junho de 2019, que a senhora seria vítima de violência doméstica”.
“A vítima, no início deste ano, em fevereiro, conseguiu abandonar a residência, porque como ele é uma presença assídua nos estabelecimentos noturnos de Coimbra ela aproveitou a saída dele para se colocar em fuga para se tentar libertar das ações violentas de que vinha sendo vítima”, contou a fonte.
Mas, em 11 de março, numa zona de Viseu onde ela se terá refugiado junto da família, “ele apercebe-se de que ela estava a sair num carro com mais três pessoas e acabou por fazer uma abordagem a essa viatura, atravessando o carro dele à frente desse carro”
“Como estavam numa zona habitacional, com o recurso a uma arma de fogo, obrigou esse carro a seguir viagem até um local mais calmo na perspetiva de recuperar a antiga companheira ou de a levar à força com ele ou então de a matar, porque ele ameaçou-a de morte várias vezes”, explicou.
Já num local mais isolado, o indivíduo “partiu o vidro traseiro do carro, para ter acesso à vítima, tentou sacá-la à força de dentro do carro” e, perante “alguma resistência por parte dos outros ocupantes, acabou por levar como moeda de troca um” deles.
O objetivo, segundo a PJ, “era tentar negociar a libertação” da rapariga, mas, com isso, “ele acabou por praticar um crime de rapto para, desta forma, coagir a vítima a voltar atrás na decisão de abandonar a casa e ir com ele”.
“Como as coisas estavam a correr não como pretendia, acabou por pedir uma espécie de um resgate. Portanto, pediu dinheiro para poder libertar o indivíduo, ou vinha ela ou uma determinada quantia em dinheiro”, especificou.
O inspetor acabou por contar que “a família foi conseguindo negociar com ele, apesar das ameaças, e conseguiu convencê-lo de que a senhora se ia entregar, mas que teria de libertar o outro individuo”.
Convencido que estava, entregou o sujeito, mas, “claro, ela não se apresentou com receio de poder ser vítima de uma ação violenta” e ele “acabou por regressar a Coimbra, mas manteve as ameaças de morte à família, chegando mesmo a abordar o pai da vítima”.
“Há aqui um quadro de violência doméstica que descambou numa série de eventos que puseram em causa a segurança da vítima. É um caso que tem uma série de episódios. O objetivo principal da investigação não era o tráfico de droga, como é óbvio, mas sim a segurança da senhora”, afirmou.
Nas buscas, foi “apreendida cocaína que tinha preparada para vender, um bastão extensível e algum dinheiro e a viatura que utilizou na prática do crime”.
“A arma, não conseguimos recuperar, será um revólver que utilizou, porque ele também não quis colaborar para entregar a arma”, adiantou Chambel, que contou que a investigação começou em 11 de março, “com uma grande colaboração do Ministério público”.
Mesmo com a pandemia, a investigação não parou, “atendendo à gravidade da situação e ao perigo que representa para a vítima a ação deste indivíduo”.
Por isso, foram “desencadeadas uma série de ações no terreno e de medidas processuais para conseguir suster a atividade dele” o que foi conseguido com a detenção em Coimbra.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada
4
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME

Artigos relacionados

pexels-pixabay-47730
CINFAES
santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia