O Penafiel venceu o Tondela por 1-0, em jogo da 29.ª jornada da II Liga de futebol em que Sérgio Gaminha se estreou, com uma derrota, ao comando dos beirões.
Hélder Suker (29) foi o autor do único golo da partida e permitiu ao Penafiel somar mais três pontos, num jogo em que o treinador Sérgio Gaminha se estreou à frente do Tondela, depois de ter realizado o primeiro treino na quinta-feira.
Ao primeiro minuto de jogo, Robinho fez um remate perigoso, com a bola a passar junto ao poste direito da baliza de Léo. O Tondela reagiu e Rui Gomes (09 minutos), fora da grande área, atirou, mas a bola bateu no guarda-redes e desviou para fora.
Depois dos dois momentos iniciais, o jogo só mexeu aos 29 minutos, quando Hélder Suker inaugurou o marcador, num lance de alguma confusão junto do poste esquerdo da baliza, mas que o avançado cabo-verdiano aproveitou um deslize do guarda-redes Leo para marcar o golo.
Na segunda parte, as equipas entraram mais velozes e dinâmicas e a primeira oportunidade saiu de Rui Gomes (50), que rematou direto ao corpo de Manuel Baldé, numa assistência de Luan Farias.
Depois das primeiras substituições, a formação de Sérgio Gaminha, que liderou hoje o primeiro jogo do Tondela, após a saída de Tozé Marreco, passou a pressionar mais e criou diversas oportunidades de golo, mas não conseguiu concretizar.
Com esta vitória, o Penafiel chegou aos 34 pontos e subiu, provisoriamente, à 12.ª posição, enquanto o Tondela mantém os 45 e o quinto lugar no campeonato.
Jogo no Estádio João Cardoso, em Tondela.
Tondela – Penafiel, 0-1.
Ao intervalo: 0-1.
Marcador:
0-1, Hélder Suker, 29 minutos.
Equipas:
– Tondela: Léo, Luan Farias, Gustavo de França (Ceitil, 63), Lucas Mezenga, Lucas Barros, Samuel Lobato (Costinha, 63), Cícero, Yaya Sithole (Daniel dos Anjos, 74), Rui Gomes (Pedro Maranhão, 74), Roberto e Bebeto (Tiago Almeida, 81).
(Suplentes: Ricardo, Tiago Almeida, Ceitil, Luís Rocha, Hélder Tavares, Costinha, Clinton Udeh Arinze, Daniel dos Anjos e Pedro Maranhão).
Treinador: Sérgio Gaminha.
– Penafiel: Manuel Baldé, Miguel Maga, João Miguel, Rúben Pereira, João Silva, Robinho (Filipe Cardoso, 90+1), Diogo Batista, Reko, André Silva (Adílio Santos, 81), Hélder Suker (Gabriel Barbosa, 67) e Hugo Firmino (Chico Teixeira, 90+1).
(Suplentes: Pedro Silva, Diogo Brito, Leandro Teixeira, Chico Teixeira, Filipe Cardoso, Edu Pinheiro, Adílio Santos, Gabriel Barbosa e Pedro Vieira).
Treinador: Hélder Cristóvão.
Árbitro: Sérgio Guelho (AF Guarda).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Reko (39), Samuel Lobato (57), Costinha (73), João Silva (84), Adílio Santos (87) e Lucas Mezenga (90+6).
Assistência: 987 espetadores.