Guarda recebe o primeiro centro de logística inversa e economia circular da Península Ibérica

A The Loop Co., startup de base tecnológica que opera a partir de Coimbra, prepara-se para criar, no distrito da Guarda, o primeiro centro de logística inversa e economia circular da Península Ibérica. A iniciativa integra a estratégia de internacionalização da empresa, que chega a Espanha já este mês.

A infraestrutura vai permitir o controlo e gestão dos produtos, desde o armazém ao consumidor, com o objetivo de recuperar o seu valor, seja através da revenda, reparação, reaproveitamento ou reciclagem. Com o projeto, a startup dá o pontapé de saída para um novo conceito de fábrica da economia circular, em que a matéria-prima são artigos em segunda-mão e o produto final são artigos recuperados, limpos e embalados, prontos a seguirem para os seus novos donos.

A startup vê na Guarda uma localização estratégica, que permitirá facilmente fazer a gestão entre Portugal e Espanha, país onde vai agora lançar primeira operação além fronteiras: “Neste trimestre, vamos ter a decorrer em Espanha a primeira campanha da Book in Loop, permitindo que as famílias reutilizem manuais escolares e tenham benefícios económicos, além das vantagens ambientais. Planeamos que mais projetos sigam o mesmo rumo nos próximos meses e, por isso, o centro de logística inversa e economia circular vai ser preponderante para fazermos toda a gestão e reparação dos produtos para que sejam entregues como novos a quem optar pela via do consumo sustentável”, explica Ricardo Morgado, cofundador da The Loop Co..

A empresa multiproduto, que foi fundada em 2016, espera, assim, servir as necessidades de recuperação dos produtos e respetiva revenda nos canais de comércio eletrónico, não só do território nacional mas de todo o espaço ibérico, pela posição central que o distrito da Guarda ocupa na península, além de contribuir para o dinamismo da região.

“Todos os quatro fundadores da The Loop Co. têm raízes em regiões do interior, pelo que conhecemos bem o engenho e dedicação que os guardenses podem empregar neste projeto e até numa transição para uma economia mais circular. Além disso, acreditamos que este tipo de iniciativas tem um impacto importante para o dinamismo do distrito, trazendo mais movimento, cativando a atenção de investidores e promovendo emprego, e colocam Portugal na proa da Europa no que respeita à economia circular”, conclui.

A empresa está em diálogo com os diferentes municípios para identificar o local concreto para a instalação do armazém que, além do centro de logística inversa, onde irá receber bens e equipamentos para que sejam avaliados e preparados para envio, contará também com um data center, onde a identificação de todos os produtos será armazenada e um contact center, onde será feita a catalogação e avaliação dos produtos.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME
2
Académico_de_Viseu
Mafra vence Académico em Viseu com um golo de Falé
3
polícia psp
Homem de 74 anos morre em acidente com máquina agrícola em Viseu
4
GNR-carro
Homem detido em Viseu por suspeita de agressões à mãe

Artigos relacionados

Oliveira de Frades Rockfest
Câmara Municipal de Mangualde
vinho
1200px-Viseu_-_Teatro_Viriato_(1)
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
Oliveira de Frades Rockfest
Nove bandas de rock e metal em Oliveira de Frades
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME
Câmara Municipal de Mangualde
Antigo ministro e dirigente socialista Jorge Coelho homenageado a título póstumo em Mangualde
vinho
Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023