Guarda recebe o primeiro centro de logística inversa e economia circular da Península Ibérica

A The Loop Co., startup de base tecnológica que opera a partir de Coimbra, prepara-se para criar, no distrito da Guarda, o primeiro centro de logística inversa e economia circular da Península Ibérica. A iniciativa integra a estratégia de internacionalização da empresa, que chega a Espanha já este mês.

A infraestrutura vai permitir o controlo e gestão dos produtos, desde o armazém ao consumidor, com o objetivo de recuperar o seu valor, seja através da revenda, reparação, reaproveitamento ou reciclagem. Com o projeto, a startup dá o pontapé de saída para um novo conceito de fábrica da economia circular, em que a matéria-prima são artigos em segunda-mão e o produto final são artigos recuperados, limpos e embalados, prontos a seguirem para os seus novos donos.

A startup vê na Guarda uma localização estratégica, que permitirá facilmente fazer a gestão entre Portugal e Espanha, país onde vai agora lançar primeira operação além fronteiras: “Neste trimestre, vamos ter a decorrer em Espanha a primeira campanha da Book in Loop, permitindo que as famílias reutilizem manuais escolares e tenham benefícios económicos, além das vantagens ambientais. Planeamos que mais projetos sigam o mesmo rumo nos próximos meses e, por isso, o centro de logística inversa e economia circular vai ser preponderante para fazermos toda a gestão e reparação dos produtos para que sejam entregues como novos a quem optar pela via do consumo sustentável”, explica Ricardo Morgado, cofundador da The Loop Co..

A empresa multiproduto, que foi fundada em 2016, espera, assim, servir as necessidades de recuperação dos produtos e respetiva revenda nos canais de comércio eletrónico, não só do território nacional mas de todo o espaço ibérico, pela posição central que o distrito da Guarda ocupa na península, além de contribuir para o dinamismo da região.

“Todos os quatro fundadores da The Loop Co. têm raízes em regiões do interior, pelo que conhecemos bem o engenho e dedicação que os guardenses podem empregar neste projeto e até numa transição para uma economia mais circular. Além disso, acreditamos que este tipo de iniciativas tem um impacto importante para o dinamismo do distrito, trazendo mais movimento, cativando a atenção de investidores e promovendo emprego, e colocam Portugal na proa da Europa no que respeita à economia circular”, conclui.

A empresa está em diálogo com os diferentes municípios para identificar o local concreto para a instalação do armazém que, além do centro de logística inversa, onde irá receber bens e equipamentos para que sejam avaliados e preparados para envio, contará também com um data center, onde a identificação de todos os produtos será armazenada e um contact center, onde será feita a catalogação e avaliação dos produtos.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu
2
Rossio Viseu
Prejuízo de 1,5 ME nos transportes públicos leva Câmara de Viseu a abrir concurso
3
espetáculo teatro
Boneca com inteligência artificial promove reflexão sobre abuso sexual em Viseu
4
pexels-boom-12585940
Jornalistas desportivos distinguem Carlos Lopes por mérito internacional

Artigos relacionados

Visita e protocolo Recreio 1
bottle-2032980_1280
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Prémio Heathy 3
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu