Grupo PSA compra ‘startup’ portuguesa de reciclagem de peças de automóveis

O grupo francês PSA anunciou  que comprou a empresa Amanhã Global, uma ‘startup’ com sede no Porto que se dedica à reciclagem de peças de automóveis, sem revelar o montante investido.

“A PSA Aftermarket adquiriu a empresa portuguesa Amanhã Global e a sua plataforma de ‘e-commerce’ (comércio eletrónico) B-Parts.com, adquirindo uma participação maioritária no capital da empresa”, informou o grupo, que tem um centro de produção em Mangualde, no distrito de Viseu.

Na mesma nota, a PSA refere que a ‘startup’ de capital português Amanhã Global “é um operador de primeiro plano na economia circular e a sua plataforma B-Parts é líder europeia em peças usadas para automóveis”.

A direção portuguesa da Amanhã Global vai manter “integralmente” as suas funções, acrescenta.

Esta aquisição visa completar a estratégia da empresa francesa relativamente à economia circular e ao objetivo de triplicar o volume de negócios até 2023, esclarece.

“Esta aquisição completa o dispositivo existente na PSA Aftermarket na área de reutilização de peças (Reuse), que constitui um dos três pilares da economia circular juntamente com a reparação (Repair) e a reconstrução (Reman), os “3R” desta economia em pleno desenvolvimento”, refere o comunicado.

Por sua vez, a compra da B-Parts insere-se na estratégia de alteração do modelo de negócios da PSA Aftermarket, que quer estar apta a fornecer peças de reposição para automóveis “para todos os orçamentos, em mercados de todo o mundo”.

O grupo francês considera também que este negócio vai contribuir para a redução da pegada ambiental, uma vez que as peças reutilizáveis resultam num ganho de 100% em matéria-prima comparativamente à fabricação de peças novas.

“Este investimento permite-nos entrar no coração da cadeia de valor das peças reutilizáveis, que constituem um dos três pilares da oferta da economia circular”, afirma, em comunicado, o vice-presidente sénior da PSA Aftermarket, Christophe Musy.

Já os diretores gerais da Amanhã Global, Manuel Araújo Monteiro e Luís Sousa Vieira, consideram que esta aquisição por parte da PSA é um acordo “altamente benéfico” para as partes, uma vez que a “PSA passa a ser o primeiro construtor a tomar uma posição no mercado de peças usadas, e a B-Parts ganha uma oportunidade única para aceder à vasta rede de clientes da PSA”.

Em 15 de julho, a PSA informou, através de um comunicado, que o nome corporativo resultante da fusão da PSA com o grupo italiano-norte-americano Fiat Chrysler Automobiles (FCA) será STELLANTIS.

“À medida que avançam para a conclusão da sua fusão 50:50, conforme definido no Acordo de Combinação”, anunciado em 18 de dezembro de 2019, a PSA e a FCA informaram que “o nome corporativo do novo grupo será STELLANTIS”.

A nota sublinhava que esta designação será utilizada “exclusivamente para se referir” ao novo grupo, “como uma marca corporativa”.

A “conclusão do projeto de fusão” entre o grupo francês PSA, fabricante da Peugeot, Citroën e Opel, e o grupo Fiat Chrysler Automobiles “é esperada para o primeiro trimestre de 2021, sujeita às habituais condições de fecho de negociações, incluindo a aprovação pelos acionistas de ambas as empresas, nas respetivas assembleias gerais extraordinárias”.

Em 31 de outubro, o FCA e o PSA anunciaram que se iam fundir em partes iguais e tornar-se no quarto maior fabricante de automóveis do mundo, com sinergias estimadas em 3,7 mil milhões de euros por ano.

O futuro novo grupo automóvel também terá vendas estimadas em 8,7 milhões de unidades (9,5% do total global) e uma capitalização de cerca de 45.000 milhões de euros.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
caramulo carros
Produção em série de viaturas elétricas arrancou hoje na Stellantis de Mangualde
2
app comida
Vouzela vai ter incubadora de projetos gastronómicos
3
Keys The Door The Background Key Castle House
Castro Daire aprova taxa mínima de IMI e redução mediante o agregado familiar
4
Incêndios: Nelas ativa Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil

Artigos relacionados

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Encontro_Rececao_Comunidade_Docente_2024 (7)
imagem-de-um-acidente-automobilistico-envolvendo-dois-carros_613910-7924
pexels-grape-things-2954924
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
caramulo carros
Produção em série de viaturas elétricas arrancou hoje na Stellantis de Mangualde
app comida
Vouzela vai ter incubadora de projetos gastronómicos
Keys The Door The Background Key Castle House
Castro Daire aprova taxa mínima de IMI e redução mediante o agregado familiar
Incêndios: Nelas ativa Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil