GREEN WEEK 2020 no Politécnico de Viseu

Natureza e biodiversidade são os temas de uma iniciativa com que o PV prossegue o esforço de sensibilização e mobilização da comunidade académica e da população em geral para as questões ambientais. E a assinalar a comemoração dos 40 anos do Politécnico de Viseu vão ser plantadas 40 árvores no Campus.

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu (ESTGV) recebe no próximo dia 21 de outubro, quarta-feira, a partir das 9h30, o evento Sustentabilidade e Biodiversidade, organizado pelo Departamento de Ambiente da ESTGV e inserido no programa da Green Week, iniciativa que visa promover maior consciencialização junto da população para as questões ambientais. Mais informação, programa e inscrições (gratuitas mas sujeitas a inscrição prévia), podem ser obtidos aqui.

A seguir à sessão de abertura, que conta com a presença de Conceição Azevedo, vice-presidente do Município de Viseu, João Monney Paiva, presidente do Politécnico de Viseu (PV), João Vinhas e Isabel Brás, respetivamente presidente e diretora do Departamento de Ambiente da ESTGV, irá ser hasteada a bandeira Eco-Escolas – recorde-se que esta Escola do Politécnico de Viseu foi uma das primeiras instituições de ensino superior portuguesas a quem foi atribuído, pela Associação Bandeira Azul da Europa, promotora internacional da iniciativa, este reconhecimento de boas práticas ambientais.

A primeira sessão tem por tema “Sustentabilidade nas Escolas e nas Cidades”, com a participação de José Portela(AMRPB), Margarida Gomes (ABAE e FEE), e Susana Viseu (Associação Business as Nature). Ainda durante a manhã será apresentado o projeto “Aprender a Separar para Reciclar”, da autoria de estudantes da licenciatura de Engenharia do Ambiente da ESTGV, que conquistou o segundo lugar no concurso “Nós na Economia Circular”, no âmbito da Green Week Viseu 2019.

Durante a tarde, no auditório do IPDJ, o “Turismo como Ferramenta para a Conservação da Biodiversidade” é o primeiro tema a ser discutido por Patrícia Araújo (Biosphere), Nuno Relvas e Isabel Neto (Levar Travel). Segue-se uma abordagem poética da natureza, com Fernando Carmino, e um painel temático sobre a biodiversidade do Parque do Fontelo, com a participação de Paulo Barracosa e do artista Bordalo II. A finalizar a iniciativa, há atividades ao ar livre.

Green Week é o maior evento anual no calendário da política ambiental europeia. Fórum de debate ao nível europeu, nacional e local, permite a troca de experiências e apoia a tomada de decisões. Este ano os eventos são dedicados ao tema da Natureza e Biodiversidade, salientando o contributo que a biodiversidade pode dar à sociedade e à economia, bem como o papel que pode desempenhar no apoio e na promoção da recuperação num mundo pós-pandémico, criando emprego e crescimento sustentável.

Na apresentação desta edição da Green Week, Isabel Brás alerta que a «biodiversidade é a variedade de vida na Terra. Esta teia de coisas vivas é o coração da natureza, limpando a água que bebemos, polinizando nossas plantações, purificando o ar que respiramos, regulando o clima, mantendo nossos solos férteis, fornecendo-nos medicamentos e fornecendo muitos dos blocos básicos de construção para indústria. No entanto, a natureza está a ser devastada como nunca antes. Esta perda está intimamente ligada à mudança climática e faz parte de uma crise ecológica geral. Os efeitos da perda de biodiversidade já chegaram e vão piorar se a tendência continuar».

A Diretora do Departamento de Ambiente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu incentivou ainda para a necessidade de «mudanças profundas na forma como vivemos, desde nosso sistema de energia e a forma como usamos a terra, até edifícios, cidades, transporte e alimentos, para atingir uma redução de emissões até 2050. O Green Deal Europeu é a resposta da UE a esta crise e nesta política enquadra-se a comemoração da Green Week, para alertar toda a comunidade para estes assuntos».

Plantação de 40 árvores no campus do Politécnico de Viseu

A Escola Superior Agrária do Politécnico de Viseu associa-se a este programa com a plantação simbólica de 40 árvores no campus do PV, no âmbito das comemorações dos 40 anos da instituição.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
2
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
3
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
4
Prémio Heathy 3
Câmara de Tondela recebe prémio Locais de Trabalho Saudáveis

Artigos relacionados

Académico_de_Viseu
Rossio Viseu
espetáculo teatro
pexels-los-muertos-crew-8460033 (1)
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu