Governo lança Roteiros de Defesa Nacional em parceria com municípios

O Governo anunciou ontem uma iniciativa designada Roteiros de Defesa Nacional, em parceria com os municípios e regiões autónomas, para debater e aproximar as Forças Armadas da sociedade, que começará por Vila Real, Lamego e Baião.

Este anúncio foi feito pelo ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, nas celebrações do Dia da Academia Militar, que comemora 230 anos, num discurso em que voltou a apelar à incorporação de mais mulheres nas Forças Armadas.

“Iremos em breve inaugurar uma nova iniciativa à qual demos o nome de Roteiros de Defesa Nacional. Os Roteiros de Defesa Nacional pretendem criar oportunidades para debater a Defesa Nacional em diferentes regiões do território português e com diferentes elementos da nossa sociedade, em parceria estreita com os municípios e os governos regionais”, declarou.

O ministro, que falava numa cerimónia militar em parada, nas instalações da Academia Militar, em Lisboa, acrescentou que esses roteiros terão início “já este mês, em Vila Real, Lamego e Baião” e “pretendem criar novas oportunidades de proximidade entre decisores e cidadãos, entre os níveis intermédios da Administração Pública e o poder central, envolvendo também a família militar que faz todos os dias acontecer a Defesa Nacional”.

João Gomes Cravinho referiu que “os municípios são, aliás, parceiros de longa data da Defesa Nacional” e considerou que “a sua ação permanece incontornável” na aproximação à sociedade que o Governo elegeu como prioridade.

Antes, o ministro destacou “a implementação do primeiro curso de formação de formadores de género, em linha com os compromissos assumidos no Plano Setorial de Defesa Nacional para a Igualdade”, lembrando o repto que deixou há um ano para que a Academia Militar aumentasse o número de alunas, para lá dos 10%.

“É com grato prazer que vejo que as minhas palavras tiveram eco e que hoje estamos muito próximo dos 12%. Há que continuar a trilhar estes caminhos”, defendeu, enquadrando esta questão como “de igualdade democrática”.

“É também uma questão pragmática, num momento em que lidamos com importantes desafios no recrutamento e na retenção de efetivos, mas é também um desafio importante em termos da melhoria constante das nossas Forças Armadas, pois as mulheres trazem mais-valias qualitativas e importantes às fileiras”, argumentou.

Depois, lançou um novo repto à Academia Militar: “Que se pense também em novas formas de ir ao encontro dos nossos jovens e de trabalhar com as escolas, porventura em parceria com o Instituto de Defesa Nacional, para apresentar a Defesa Nacional, dar a conhecer, informar e debater”.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada
4
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME

Artigos relacionados

pexels-pixabay-47730
CINFAES
santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia