Governo garante que requalificação do IP3 estará concluída em 2024

O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, garantiu dia 19 que, apesar de alguns atrasos na requalificação do Itinerário Principal (IP) 3, entre Viseu e Coimbra, “não há nenhuma razão” para que a obra não fique concluída em 2024, como previsto.

O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques (PSD), tem criticado o atraso na empreitada de requalificação do troço do IP3 entre os nós de Penacova e a ponte da Foz do Dão, iniciada em maio de 2019 e que tinha um prazo de execução de 330 dias.

“Não estou a ver que quem teve um ano de atraso na execução de 20 quilómetros, depois, nos restantes 60 quilómetros, venha a conseguir cumprir todos os prazos”, disse o autarca aos jornalistas, na quinta-feira, lembrando que o prazo que o Governo acordou com as autarquias para a conclusão da obra foi o final do primeiro semestre de 2024.

Durante uma cerimónia ‘online’ de homologação do acordo de colaboração no âmbito do “1.º Direito” para o município de Viseu, Pedro Nuno Santos disse que esta obra é uma prioridade do Governo.

“Por mais zangado que às vezes o senhor presidente esteja, fique certo de que este Governo fará aquilo que nenhum Governo antes deste fez”, frisou.

Segundo Pedro Nuno Santos, “é muito desafiante fazer obras numa estrada que não é encerrada na sua totalidade”, tentando perturbar “o mínimo possível a circulação das pessoas que usam essa via estruturante”.

“Haverá atrasos, com certeza. Lutamos todos os dias para que eles não aconteçam, mas há”, admitiu o ministro, acrescentando que “o prazo é 2024 e não há nenhuma razão para que não seja cumprido”.

O governante lembrou que, logo que tomou posse, reuniu com os autarcas da região “para clarificar, de uma vez por todas, os ‘timings’” da requalificação do IP3.

“Os ‘timings’ que estavam previamente anunciados eram, na minha opinião, irrealistas. Foi logo no início do meu mandato enquanto ministro das Infraestruturas que tratei de estabilizar prazos para o IP3”, frisou.

Segundo Pedro Nuno Santos, “este troço central foi uma opção feita na altura para que não se atrasasse mais”, mas está convencido de que, depois da duplicação do resto do IP3, se voltará a falar dele.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
2
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
3
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
4
Prémio Heathy 3
Câmara de Tondela recebe prémio Locais de Trabalho Saudáveis

Artigos relacionados

Académico_de_Viseu
Rossio Viseu
espetáculo teatro
pexels-los-muertos-crew-8460033 (1)
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu