“Gentes CLDS-4G” inaugura espaço de trabalho em Moimenta da Beira

1664

Foi inaugurado dia 2 de julho, o espaço de trabalho do “Gentes CLDS-4G de Moimenta da Beira”, uma entidade local de combate à exclusão social fortemente marcado por uma intervenção de proximidade realizada em parceria. Está localizado na rua General Humberto Delgado, nº 6, mesmo em frente à Central de Camionagem. É a primeira vez que o programa “Contratos Locais de Desenvolvimento Social”, agora denominado de 4ª Geração (CLDS-4G), é implementado no concelho de Moimenta da Beira. A equipa, constituída por quatro técnicas das áreas das Ciências Sociais e Humanas e Gestão, iniciou já funções.

O “Gentes CLDS-4G de Moimenta da Beira”, cuja instituição coordenadora do programa é a Gente da Nave – Associação de Promoção Social de Alvite, terá a duração de 36 meses, e vai promover a inclusão e integração de públicos vulneráveis, numa ação concertada promotora de parcerias, de coesão social, de participação ativa e proximidade, de foco na intervenção com os destinatários, nos objetivos e resultados, assentando a sua ação em atividades e estratégias que fomentem o aumento da empregabilidade, a diminuição da pobreza, especialmente a infantil, a integração e igualdade de oportunidades.

Irá incidir sobre três eixos de intervenção: 1) Emprego, Formação e Qualificação; 2) Intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil; 3) Promoção do envelhecimento ativo e apoio à população idosa, que, por sua vez, se subdividem em vinte e três atividades dirigidas à população individualmente ou a grupos específicos.

O Programa é cofinanciado pelo Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu (FSE), e tem como organismo intermédio o Instituto de Segurança Social.