Gente da Minha Terra Ep 2: Capitão Almeida Moreira

 

Falar de Almeida Moreira é falar de Viseu, e falar de Viseu é falar de Almeida Moreira. Nascido em 1873, afigura-se como uma das figuras mais relevantes da história recente da nossa cidade. O capitão Francisco António de Almeida Moreira foi homem de vários ofícios: envolveu-se no mundo desportivo enquanto dirigente e associativo, foi autarca, investigador e museólogo, professor do Liceu Alves Martins, coleccionador de arte, artista (sobretudo na área da pintura) e militar de carreira.

Encetou os seus estudos na terra natal, mudando-se para Lisboa para o Real Colégio Militar e foi na capital que apurou o seu sentido estético. Relacionar-se-ia com artistas tão ilustres como António Ramalho e Columbano Bordalo Pinheiro, em calorosos encontros na Escola Politécnica. Todavia, o seu fervor artístico não o desviou das suas incumbências militares. Alcançou o estatuto de capitão após regressar a Viseu, no Regimento de Infantaria 14. Almeida Moreira preferia capitanear as tendências artísticas da sua época (e não só), dedicando-se ao coleccionismo de belas e variadas obras de arte, que hoje conseguimos encontrar na Casa Museu Almeida Moreira, no horizonte recuado do Jardim das Mães. Destacam-se no interior da sua antiga residência colecções de pintura, cerâmica, escultura, mobiliário, têxteis e ourivesaria. Não se fica por aqui o legado de Francisco Almeida Moreira. Dinamizou, como vice-presidente da Câmara e dirigente da Comissão de Iniciativa e Turismo de Viseu, a capital da beira enquanto destino turístico. Foi responsável por ajardinar Viseu em todos os seus recantos, modernizou o Rossio, requalificou o Parque do Fontelo e teve o brioso mérito de idealizar dois dos principais atrativos viseenses: O Painel de Azulejos, encomendado a Joaquim Lopes, e o Museu Nacional Grão Vasco.

Quando sentiu o primeiro suspiro fatal a percorrer-lhe o corpo, abdicou das suas funções autárquicas e redigiu sentido testamento para a cidade de Viseu, como quem entrega os tesouros deste mundo ao seu filho. Sim, Almeida Moreira foi um filho de Viseu, mas comportou-se como

pai. Todo o seu legado foi entregue à Casa do Soar. Faleceu a 18 de Dezembro de 1939, mas a sua partida foi a semente viva de um sonho muito seu: a Casa Museu Almeida Moreira.

Capitão Almeida Moreira, Viseu faz-lhe continência.

Francisco Paixão

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
4
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia

Artigos relacionados

RR01122021SOFIAMOREIRADESOUSA0040-Copy-scaled-1-1536x1156
miguel-a-amutio-QDv-uBc-poY-unsplash
johann-walter-bantz-HG1pkXN7SVA-unsplash
imagem_2021-08-09_195357
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia