Gabinete de Apoio à Vítima abre na quinta-feira em Mangualde

A Unidade de Saúde Familiar de Mangualde vai contar, a partir de quinta-feira, com um Gabinete de Apoio à Vítima da rede nacional da Associação de Apoio à Vítima, que disponibilizará apoio emocional, psicológico, social, prático e jurídico.

Segundo a Câmara Municipal de Mangualde, este será o único Gabinete de Apoio à Vítima (GAV) da rede nacional da APAV (Associação de Apoio à Vítima) existente nos distritos de Viseu e da Guarda.

O gabinete terá “a missão de proteger, prestar atendimento e acompanhamento personalizados aos cidadãos vítimas de crime, em particular as de violência doméstica, assim como aos familiares e amigos das mesmas”.

“Constatámos, através dos números da GNR, que a violência doméstica é o tipo de crime com maior relevância no nosso concelho, com cerca de meia centena de registos anuais, pelo que entendemos que tínhamos a obrigação de encontrar uma solução para ajudar a combater este flagelo, transversal a todo o território”, referiu o presidente da autarquia, Marco Almeida.

Para o mês de março está prevista a inauguração em Mangualde de uma residência para mulheres idosas vítimas de violência doméstica que será única na região Centro e que, no entender o autarca, “precisava de uma resposta complementar”.

“Quando fomos escolhidos para receber este projeto piloto, entendemos que esta solução não poderia ficar isolada, daí que tenhamos procurado parcerias e assinado um protocolo com a APAV”, contou.

O GAV será assegurado por uma equipa técnica da APAV que dará apoio de forma gratuita e confidencial. Irá também promover ações para sensibilizar as comunidades a auxiliarem qualquer potencial vítima.

“Cuidar do bem-estar dos cidadãos e contribuir para o combate deste problema, que passa muito pela mudança de mentalidades, é um dos melhores investimentos que poderemos fazer”, frisou Marco Almeida.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME
4
Académico_de_Viseu
Mafra vence Académico em Viseu com um golo de Falé

Artigos relacionados

pexels-pixabay-47730
CINFAES
santa comba dão
urgências médico hospital
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia