Fuzileiro de Viseu comanda Corpo de Fuzileiros

No ano em que se celebra os 400 anos da criação da Armada Real da Coroa de Portugal que daria origem aos Fuzileiros, este é um momento de especial na história desta Força da Marinha, uma vez que é o primeiro oficial oriundo dos cursos tradicionais da Escola Naval da classe de Fuzileiro a comandar o CF.

A cerimónia de entrega de comando realizou-se esta quarta-feira no Museu do Fuzileiro na Escola de Fuzileiros e foi presidida pelo Comandante Naval, vice-almirante Alberto Silvestre Correia.

Saiba mais sobre o novo Comandante do Corpo de Fuzileiros

O capitão-de-mar-e-guerra Artur José Figueiredo Mariano Alves nasceu em Viseu a 18 de outubro de 1966.

Ingressou na Escola Naval em outubro de 1985, tendo concluído a licenciatura em Ciências Militares Navais – Ramo de Fuzileiros em setembro de 1990.

Promovido a guarda-marinha, iniciou a sua carreira operacional como Comandante do Pelotão Anticarro. Em 1991 ingressou no Destacamento de Ações Especiais onde serviu durante cerca de 10 anos, cinco dos quais como Imediato e quatro como Comandante.

Em finais de 2002 comandou a Unidade de Meios de Desembarque (UMD), sendo posteriormente indigitado para desempenhar funções de Chefe de operações e planos da Divisão de Operações do Estado-Maior da Armada.

Em setembro de 2006 foi nomeado para o cargo de Force Potection Staff Officer, na Divisão de Planeamento do Quartel-General da NATO em Nápoles (CC-Mar Naples), onde foi responsável no âmbito do Core Planning Team (CPT) em diversas áreas, nomeadamente Operações Anfíbias, Operações Especiais, Pirataria e Terrorismo, contribuindo para o planeamento das operações ALLIED PROVIDER, ALLIED PROTECTO e ACTIVE ENDEAVOUR. Durante comissão da NATO foi destacado para o Afeganistão (ISAF XI) integrando o 1º SOCCE (Special Operations Command and Control Element), onde chefiou o SOCE East (Speail Operation Coordination Element na região Leste em Bagram).

Em 2009 regressou à Marinha e aos Fuzileiros e comandou o Batalhão de Fuzileiros Nº2 (BF2), até julho de 2012. A esta função somava-se o cargo de Comandante do Batalhão Ligeiro de Desembarque (BLD) que participou em diversos exercícios nacionais e internacionais e esteve ainda envolvido nas operações ”Mar Calmo”, de ”apoio ao aluvião da Madeira” e ”Manatim” e nas Forças Nacionais Destacadas para o Afeganistão.

Desempenhou em seguida funções como Chefe do Estado-Maior do Quartel-General de Operações Especiais e mais tarde como Diretor Técnico do Projeto 5 no âmbito da Cooperação Técnico Militar com Cabo Verde.

Foi promovido ao atual posto a 22 de abril de 2015.

​Entre fevereiro de 2016 e setembro de 2019 foi nomeado pelo Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA) como Chefe da Célula de Operações Especiais e Comandante da Componente de Operações Especiais Nacional no Comando Conjunto para as   Militares do Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA).

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Câmara Municipal de Mangualde
Antigo ministro e dirigente socialista Jorge Coelho homenageado a título póstumo em Mangualde
2
vinho
Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023
3
1200px-Viseu_-_Teatro_Viriato_(1)
Teatro Viriato reabriu há 25 anos e revolucionou vidas em Viseu
4
tondela
Santa Clara vence Tondela e consolida liderança da II Liga

Artigos relacionados

Viseu
Académico_de_Viseu
polícia psp
GNR-carro
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME
Câmara Municipal de Mangualde
Antigo ministro e dirigente socialista Jorge Coelho homenageado a título póstumo em Mangualde
vinho
Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023
1200px-Viseu_-_Teatro_Viriato_(1)
Teatro Viriato reabriu há 25 anos e revolucionou vidas em Viseu