O Município do Fundão irá associar-se, nos dias 18, 19 e 20 de junho, às Jornadas Europeias de Arqueologia, com um conjunto de iniciativas dinamizadas pelo Museu Arqueológico Municipal José Monteiro.
No dia 18 de junho, as celebrações terão início às 10h00 com a realização de uma Oficina de Arqueologia Experimental sob o tema “O quotidiano do homem na pré-história”, em que dá a conhecer o modo de vida dos nossos antepassados pré-históricos, através de réplicas de artefactos arqueológicos. Esta atividade é dedicada ao público mais jovem e terá lugar na Rua da Cale, uma das ruas mais emblemáticas da cidade do Fundão.
Integrada nestas Jornadas, a Sala de Exposições Temporárias do Museu Municipal voltará a abrir ao público com a exposição fotográfica Igaeditanos, da autoria do fotógrafo italiano Danilo Pavone.
A mostra estará patente até dia 30 de setembro e o visitante poderá ver trabalhos fotográficos referentes ao património de Idanha-a-Velha, a antiga capital da Civitas Igaeditanorum, território ao qual pertencia o concelho do Fundão no tempo dos Romanos.
De 18 a 20 de junho, as visitas ao Museu serão gratuitas, com a possibilidade de visita guiada no dia 18 de junho.
As Jornadas Europeias de Arqueologia são promovidas pelo Ministério da Cultura Francês e coordenadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Arqueológicas Preventivas (INRAP).