Fontelo- Um Património Adiado

O Fontelo é um património histórico e botânico de todos os Viseenses, cuja história remonta ao século XII. Suspeita-se até que seja anterior devido ao facto de aí existirem variadas espécies autóctones portuguesas. Esta quinta, como era referida, possuía solos muitos férteis e chegou-se lá a cultivar vinho, milho, batatas, legumes e diversas árvores de fruto.

Durante oito séculos a Quinta do Fontelo pertenceu à Igreja mas, foi no séc. XVI que o Bispo D. Miguel da Silva contribuiu para o embelezamento e melhoramento do espaço com a construção de fontes, repuxos, grandes gaiolas, sendo mesmo considerada na época como uma das grandes quintas renascentistas portuguesas. O Bispo D. Gonçalo Pinheiro, a partir de meados do séc. XVI, foi morar, para onde é hoje o Solar do Vinho do Dão,   mandando construir na mata a capela de S. Jerónimo. Este destacado membro da Igreja terminou ainda a construção do muro da Quinta e construiu o Arco do Cruzeiro que se encontra à entrada do Fontelo. Os seus sucessores construíram um hospício na Quinta do Fontelo, local que era frequentado fundamentalmente como local de repouso.

Após a implantação de República em 1910 a Igreja viu-se privada da sua personalidade jurídica e a maior parte dos seus bens foram expropriados. Entre eles o Paço e a Quinta do Fontelo. É aqui que pela primeira vez surge a Autarquia que fica responsável pela mata e pelo jardim do Paço para que estes fossem utilizados como espaços de recreio da cidade. Chegou mesmo a projetar-se transformar o Fontelo em estância termal. Em 1928, foi inaugurado o Estádio do Fontelo com capacidade para 25 mil pessoas.

Todas estas infraestruturas em harmonia com a frescura e a naturalidade da frondosa vegetação justificam a importância e beleza deste parque. O seu enorme valor histórico e ecológico tendo em conta a diversidade de espécies, e o facto de ter ali existirem árvores seculares, transformam-no num importante recurso para o desenvolvimento de iniciativas educativas.

Desde o furacão Leslie que os Viseenses se viram privados de usufruir na plenitude deste magnífico espaço. O parque está praticamente fechado à cidade. Estão-se a abater árvores seculares, abrindo espaço a espécies invasoras. Porquê e com que critério? Para quando a reabertura dos acessos interditados?

O Fontelo é um património de todos e é urgente devolvê-lo aos Viseenses.

Gonçalo Ginestal

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
caramulo carros
Produção em série de viaturas elétricas arrancou hoje na Stellantis de Mangualde
2
app comida
Vouzela vai ter incubadora de projetos gastronómicos
3
Keys The Door The Background Key Castle House
Castro Daire aprova taxa mínima de IMI e redução mediante o agregado familiar
4
Incêndios: Nelas ativa Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil

Artigos relacionados

RR01122021SOFIAMOREIRADESOUSA0040-Copy-scaled-1-1536x1156
miguel-a-amutio-QDv-uBc-poY-unsplash
johann-walter-bantz-HG1pkXN7SVA-unsplash
imagem_2021-08-09_195357
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
caramulo carros
Produção em série de viaturas elétricas arrancou hoje na Stellantis de Mangualde
app comida
Vouzela vai ter incubadora de projetos gastronómicos
Keys The Door The Background Key Castle House
Castro Daire aprova taxa mínima de IMI e redução mediante o agregado familiar
Incêndios: Nelas ativa Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil