FILANDORRA PROSSEGUE AULA VIVA SOBRE GIL VICENTE PARA AS ESCOLAS DE VALPAÇOS, VILA POUCA DE AGUIAR E ALJJÓ

1460

A iniciativa Ciclo de Teatro Vicentino para as Escolas continua a marcar a agenda de espectáculos da Filandorra – Teatro do Nordeste, com a representação dos textos vicentinos que integram o programa curricular da disciplina de Português, Auto da Barca do Inferno e Farsa de Inês Pereira, para os alunos de Valpaços, Vila Pouca de Aguiar e Alijó.

Numa parceria com os Agrupamentos de Escolas e Municípios locais que continuam a apostar na Filandorra para a formação de públicos para o teatro, os alunos vão ter oportunidade de assistir a esta AULA VIVA sobre o teatro vicentino a partir da representação teatral, precedida de uma introdução didática a contextualizar as componentes do texto dramático (texto, dramaturgia, encenação, interpretação, cenário, guarda-roupa, luminotecnia e sonoplastia)  pelo encenador e diretor da Companhia, David Carvalho.

É no “novo” Auditório Arte e Cultura Luís Teixeira em Valpaços, que a Filandorra apresenta amanhã, pelas 10h30, a peça Auto da Barca do Inferno para todos os alunos que frequentam o 9º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas daquele concelho. À tarde, pelas 14h30, os alunos no 10º ano daquele agrupamento vão ter a oportunidade de assistir à Farsa de Inês Pereira, texto de leitura obrigatória na disciplina de Português. Na quarta-feira é a vez dos alunos do Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar poderem assistir à Farsa de Inês Pereira, no Cineteatro Municipal pelas 10h00. O calendário de espectáculos vicentinos encerra em Alijó na próxima sexta-feira, 01 de Março, com os dois textos vicentinos a subirem ao palco do Teatro Auditório Municipal pelas 10h00 e 14h00.

A encenação dos espetáculos é de David Carvalho, que lhes conferiu um sentido pós-moderno mas respeitando fielmente o texto original. A galeria de personagens vicentinas é atualizada no espaço e no tempo modernos, viajando ao som de ícones musicais da atualidade e desfilando sob guarda-roupa vistosamente contemporâneo, de modo a provocar a reflexão e o diálogo entre o teatro e a realidade junto do público escolar. Ambos os espectáculos têm as interpretações de Anita Pizarro, Bibiana Mota, Débora Ribeiro, Helena Vital Leitão, Sofia Duarte, Bruno Pizarro, Rui Moura e Silvano Magalhães. Por detrás da cortina, na luz e som, estão Carlos Carvalho e Pedro Carlos.