FILANDORRA PROSSEGUE AULA VIVA SOBRE GIL VICENTE PARA AS ESCOLAS DE VALPAÇOS, VILA POUCA DE AGUIAR E ALJJÓ

A iniciativa Ciclo de Teatro Vicentino para as Escolas continua a marcar a agenda de espectáculos da Filandorra – Teatro do Nordeste, com a representação dos textos vicentinos que integram o programa curricular da disciplina de Português, Auto da Barca do Inferno e Farsa de Inês Pereira, para os alunos de Valpaços, Vila Pouca de Aguiar e Alijó.

Numa parceria com os Agrupamentos de Escolas e Municípios locais que continuam a apostar na Filandorra para a formação de públicos para o teatro, os alunos vão ter oportunidade de assistir a esta AULA VIVA sobre o teatro vicentino a partir da representação teatral, precedida de uma introdução didática a contextualizar as componentes do texto dramático (texto, dramaturgia, encenação, interpretação, cenário, guarda-roupa, luminotecnia e sonoplastia)  pelo encenador e diretor da Companhia, David Carvalho.

É no “novo” Auditório Arte e Cultura Luís Teixeira em Valpaços, que a Filandorra apresenta amanhã, pelas 10h30, a peça Auto da Barca do Inferno para todos os alunos que frequentam o 9º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas daquele concelho. À tarde, pelas 14h30, os alunos no 10º ano daquele agrupamento vão ter a oportunidade de assistir à Farsa de Inês Pereira, texto de leitura obrigatória na disciplina de Português. Na quarta-feira é a vez dos alunos do Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar poderem assistir à Farsa de Inês Pereira, no Cineteatro Municipal pelas 10h00. O calendário de espectáculos vicentinos encerra em Alijó na próxima sexta-feira, 01 de Março, com os dois textos vicentinos a subirem ao palco do Teatro Auditório Municipal pelas 10h00 e 14h00.

A encenação dos espetáculos é de David Carvalho, que lhes conferiu um sentido pós-moderno mas respeitando fielmente o texto original. A galeria de personagens vicentinas é atualizada no espaço e no tempo modernos, viajando ao som de ícones musicais da atualidade e desfilando sob guarda-roupa vistosamente contemporâneo, de modo a provocar a reflexão e o diálogo entre o teatro e a realidade junto do público escolar. Ambos os espectáculos têm as interpretações de Anita Pizarro, Bibiana Mota, Débora Ribeiro, Helena Vital Leitão, Sofia Duarte, Bruno Pizarro, Rui Moura e Silvano Magalhães. Por detrás da cortina, na luz e som, estão Carlos Carvalho e Pedro Carlos.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
2
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
3
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu
4
Prémio Heathy 3
Câmara de Tondela recebe prémio Locais de Trabalho Saudáveis

Artigos relacionados

thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Eventos_CMM
espetáculo teatro
pexels-marina-hinic-199169-730778
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu