Festival EducArte em Viseu conta com cerca de 700 crianças e jovens

O festival da Câmara Municipal de Viseu EducArte, a realizar na Quinta da Cruz, conta com cerca de 700 inscrições para, ao longo de uma semana, participarem em atividades de arte com a natureza.

“Ao longo de seis dias, [desde 30 de maio] até 4 de junho, o festival apresenta uma programação diversificada, com oficinas, espetáculos de teatro e música, e outras atividades que cruzam as artes plásticas e performativas com a natureza e o ambiente”, anuncia a autarquia.

Num comunicado de imprensa, o executivo municipal, liderado pelo social-democrata Fernando Ruas, informa que a edição deste ano do EducArte “conta com cerca de 700 crianças e jovens inscritos de escolas e instituições do concelho”.

À semelhança de edições anteriores, o festival vai “dedicar a maioria da sua programação à comunidade escolar, ao longo da semana, reservando o fim de semana, dias 3 e 4 de junho, à participação das famílias e visitantes”.

Assim, de 30 de maio a 02 de junho, “os petizes poderão colocar “mãos à obra” em diversas oficinas, nomeadamente “Azulejo Artesanal”, “O caderno de Darwin”, “Mãos na Terra”, “Recordações da Natureza em Pins”, “Tacata Tum”, “Gravura em Tetrapack”, “Ligar à Natureza” e “Construção do Mundo”.

O Dia da Criança, em 01 de junho, conta com uma programação especial, com a apresentação do espetáculo de teatro “A cerejeira de Alberto”, dinamizado pela Associação Cultural Fugir do Medo, de Vila Nova de Gaia.

No fim de semana, o festival é aberto à comunidade e tem “diversas oficinas, sujeitas a inscrição prévia”, que vão desde “a fotografia, a escrita e a ilustração” à “reciclagem para reaproveitamento em jardins” ou a “descobrir Miró e a serigrafia”.

“São alguns dos desafios propostos aos participantes. Haverá ainda outra atividade de animação teatral, com um circuito de (re)interpretação da natureza, através do humor, da expressão plástica, dramática e corporal”, adianta.

Ao início da tarde de sábado, “os Tranglomango serão convidados de honra no EducArte, com um concerto para todos os “festivaleiros”” e, no domingo, o festival encerra “com chave de ouro, com a realização do espetáculo “A Caixinha de Música”.

O festival EducArte, organizado e promovido pela Câmara Municipal de Viseu, conta com “diversos parceiros, como Liliana Velho e António Jorge Bártolo”, assim como com o envolvimento de diversas associações.

“Caracterizado como um festival de práticas artísticas, o EducArte apresenta-se como um evento transversal, cujos objetivos passam por envolver a comunidade na criação artística”, afirma o executivo.

Assim como a “fomentar o interesse pela diversidade cultural, a coesão social e a promoção da interculturalidade e da arte inerente ao concelho de Viseu”.

“Mas também sensibilizar os seus participantes para a importância de preservar e valorizar o ambiente”, destaca o executivo municipal.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
Câmara Municipal de Mangualde
Antigo ministro e dirigente socialista Jorge Coelho homenageado a título póstumo em Mangualde
3
tondela
Santa Clara vence Tondela e consolida liderança da II Liga
4
GNR Trânsito (1)
Violência doméstica: Homem detido por maus-tratos e posse de armas em Cinfães

Artigos relacionados

Acidente carro
CINFAES
santa comba dão
Viseu
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia