Festival de Teatro de Viseu começa no domingo com cerca de 200 participantes

O Festival de Teatro de Viseu regressa este domingo a três palcos da cidade e conta com a participação de 18 grupos, cerca de 200 pessoas, que concorrem a vários prémios, disse hoje a vereadora da Cultura.

“Isto é muito importante para nós, porque apresenta-nos o que se vai fazendo no teatro amador e juvenil, e também escolar, no nosso território. Sabemos que são nestes laboratórios de criação que se começam a formar os novos artistas”, defendeu Leonor Barata.

E, continuou, “porque a arte, e sobretudo o teatro, é um caminho para a inclusão, para a criação de laços e até para a abertura de novos mundos e chegar a novos conteúdos através dos conteúdos artísticos”.

Na conferência de imprensa de apresentação do festival, a vereador anunciou a presença de 18 grupos, com os respetivos 18 espetáculos, que reúnem cerca de 200 participantes no festival, que decorre até 12 de junho.

O palco principal é o do Auditório Mirita Casimiro, que tem acolhido o festival – que esteve suspenso devido à pandemia de covid-19 –, e os Bombeiros Voluntários de Viseu, criado pela Zunzum – Associação Cultural, e um terceiro palco no parque da cidade, “porque a própria logística técnica assim o obriga”.

A Câmara Municipal de Viseu “dá um valor monetário de 350 euros a todos os grupos participantes, mas depois há os prémios para a melhor peça de teatro, melhor interpretação feminina e a melhor masculina”.

As distinções “não têm valor enquanto competição, mas sim como reconhecimento do trabalho, e há também o prémio Osório Mateus que distingue o melhor texto original e é uma forma de homenagear o professor, investigador e encenador natural de Viseu”, destacou.

Leonor Barata manifestou “surpresa com a velocidade e a rapidez com que os grupos responderam” ao desafio da Câmara de Viseu na abertura das inscrições, “talvez por causa da pandemia de covid-19”.

“Estas atividades artísticas foram muito difíceis de manter, apesar de todas as tentativas de todos, mas é muito difícil manter o entusiasmo dos mais novos e julgo que estava tudo muito ávido de voltar ao palco”, justificou.

A vereadora, bailarina de profissão, destacou ainda a quantidade de jovens que faz teatro, “numa altura em que se diz que a juventude não gosta de ir ao teatro e que não faz e depois percebe-se a vitalidade que aqui [em Viseu] existe”.

A propósito do Dia Mundial da Dança, 29 de abril, a vereadora disse que o Rossio, no centro da cidade de Viseu, acolhe, no sábado (30), a partir das 15:00, “várias apresentações livres e descomprometidas, porque não é um espetáculo, é uma apresentação de dança”.

Leonor Barata defendeu que esta sessão “é mais a ideia de partilhar com quem está e passa no Rossio o prazer da dança, dos corpos em movimento e da alegria de agora se poder voltar a estar juntos e em palco”.

Apesar do palco “estar livre para quem quiser apresentar alguma performance”, a presença dos “alunos das várias turmas das escolas Lugar Presente e AM Arte são uma garantia com uma mostra das várias formações”, sustentou a vereadora da Cultura.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
2024-05-19 CerimoniaDoacao_Conferencia_HumbertoDelgado_imagem
ENTREVISTA: Fotografias da campanha de Humberto Delgado escondidas durante 50 anos descobertas em Lamego
2
Museu Terras de Besteiros 1
Museu Terras de Besteiros cria roteiros para alunos do segundo ciclo em Tondela
3
Novo Parque de Lazer do Bairro da Ponte inaugurado no domingo em Lamego
4
image001 (8)
Fábrica de esfregões Favir em leilão público por mais de 1,1ME

Artigos relacionados

Viseu Sé
polícia psp
espetáculo teatro
Académico_de_Viseu
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Viseu Sé
Diocese de Viseu com menos 34 padres no ativo do que em 2015
2024-05-19 CerimoniaDoacao_Conferencia_HumbertoDelgado_imagem
ENTREVISTA: Fotografias da campanha de Humberto Delgado escondidas durante 50 anos descobertas em Lamego
polícia psp
Cinco pessoas detidas por suspeita de tráfico de droga na região de Viseu
Museu Terras de Besteiros 1
Museu Terras de Besteiros cria roteiros para alunos do segundo ciclo em Tondela