Festa das Cavacas de Resende nos dias 30 e 31 de março

2212

Certame realiza-se no Largo da Feira, na Vila de Resende

O Município de Resende realiza a Festa das Cavacas nos dias 30 e 31 de março, no Largo da Feira, na Vila de Resende

Nesta 13.ª edição, pela primeira vez, a festa realiza-se durante 2 dias e terá lugar no centro da Vila de Resende.

O programa inicia-se no sábado, pelas 15h00, com a habitual visita aos postos de venda, onde mais de 20 produtores disponibilizam o delicioso doce, encerrando nesse dia às 23h00. No domingo, a abertura está marcada para as 10h00, sendo que a festa termina pelas 19h00.

Mas, não só de provas de cavacas se faz a festa, durante os dois dias terá oportunidade de apreciar os licores e vinhos da região, bem como diverso artesanato. Para além da gastronomia e artesanato, grupos tradicionais do concelho animarão o espaço, aliando o doce tão afamado do concelho à animação musical.

Como já é habitual realiza-se o concurso “Melhores Cavacas da Festa das Cavacas”, que visa premiar os três produtores que se distinguirem com as melhores cavacas do certame.

Sobre a origem deste precioso doce não há registos, mas como se encontra referido num jornal da época, no séc. XIX, nas feiras e festas da região “Logo de manhã as doceiras estendiam sobre a toalha, toda franjada de rendas, vários doces muito cobertos de açúcar que despertavam a gulodice dos romeiros” e apregoavam “Ò freguesinho, não vai meio arrátele? Olhe que são de Resende!” Não havia quem resistisse àquele pregão e muito menos às Cavacas!

Na Páscoa, este doce era oferecido como folar e no Natal, havia a tradição dos caseiros oferecerem cavacas aos patrões, colocadas em “condessas” (pequenas cestas), épocas do ano em que a procura aumentava e as doceiras “não tinham mãos a medir”, muitas vezes trabalhando dia e noite.

Hoje, as Cavacas encontram-se à venda durante todo o ano em quase todos os cafés, pastelarias e restaurantes do concelho e, como a sua confeção é aparentemente fácil, há muitas pessoas que as sabem confecionar, não correndo o risco de esta tradição acabar.

Juntar as cavacas de Resende, confecionadas de acordo com a receita tradicional, o Douro no seu melhor e usufruir das paisagens magníficas das cerejeiras em flor, que nesta altura do ano cobrem as encostas da região, fazem de Resende o destino turístico de excelência, no norte do país, no último fim de semana de março.