FEIRA DO QUEIJO DE SEIA CATIVA CADA VEZ MAIS PUBLICO

A Feira do Queijo de Seia, que se realizou de 2 a 5 de março, voltou a conquistar grande afluência de pessoas, com milhares de pessoas a visitar Seia.

O atual figurino da Feira do Queijo de Seia revelou, uma vez mais, ser uma aposta certeira na promoção do Queijo da serra da Estrela e dos produtos endógenos locais (enchidos, mel, pão e vinho do Dão), proporcionando por sua vez boas oportunidades para a divulgação e comercialização dos produtos locais, com impactos muito significativos para a economia local, referiu Filipe Camelo, Presidente da Câmara Municipal de Seia, na primeira reunião do executivo pós Feira do Queijo, que se realizou na passada quinta-feira.

Para o autarca, este é o modelo de organização que se deve continuar a levar a cabo, sendo que considera serem vários os fatores para o crescente sucesso da feira.

Desde logo, o facto de a data da feira se manter a mesma, realizando-se sempre por altura do Carnaval e a ampliação do certame para quatro dias, há quatro anos a esta parte, complementando a presença de visitantes que procuram Seia e a serra da Estrela por esta altura, mas acima de tudo por toda a dinâmica associada ao evento, que “mantêm vivas as nossas tradições e costumes”.

Enalteceu a este respeito, a produção ao vivo do maior queijo de ovelha de Seia, uma iniciativa que se foi introduzida em 2016 e que “junta diferentes produtores de queijo num momento de partilha e convívio”. A feitura do queijo realizou-se na segunda-feira do certame, envolvendo os Lacticínios Correia e Barreiras, Queijaria Quinta da Pena, Queijos Lagos, Queijaria Matias, Queijos Ribeiro & Guimarães e Queijos Tavares. Para o efeito foram utilizados 400 litros de leite de ovelha, sal e flor de cardo como coagulante. O queijo de ovelha irá agora para “maturação”, para ser aberto na próxima edição da Feira do Queijo.

A fórmula de congregar produtores e enaltecer as produções tradicionais foi repetida na terça-feira de Carnaval, na produção ao vivo do enchido de Seia. Esta foi protagonizada pelo Fumeiro Artesanal de Seia, o Enchido Serrano e o Dom Fumeiro da Serra.

Para além das referidas produções ao vivo, no balanço da 42ª Feira do Queijo Serra da Estrela, que este ano contou com a participação de centena e meia de expositores, destaque para a confeção de pratos típicos de pastores pelos restaurantes do concelho, o desfile de moda e a sessão de harmonização de queijo com vinho, assim como o programa de animação, permanente do certame, com a envolvência de 19 associações e coletividades do concelho, valorizando os saberes tradicionais, as suas raízes culturais e sociais.

A recriação da Quinta do Pastor, onde decorreram as demonstrações de ordenha da ovelha, e a mostra do Cão Serra da Estrela também voltaram a ser fatores de atratividade, em especial para famílias com crianças.

Neste âmbito, o sucesso da feira é partilhado com os diferentes parceiros que continuam a permitir organizar esta grande mostra: a Associação de Artesãos do Parque Natural da Serra da Estrela (AASE), a Associação de Apicultores do Parque Natural da Serra da Estrela (AAPNSE), a Associação Nacional dos Criadores de Ovinos da Serra da Estrela (ANCOSE), a Liga dos Criadores e Amigos do Cão da Serra da Estrela (LICRASE), a Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha (ADIRAM), o Instituto Politécnico da Guarda (IPG), o Turismo do Centro de Portugal e a Sonae MC.

Mas, sobretudo com os expositores, as queijarias, os produtores locais, os artesãos e o movimento associativo, que permitiu um diversificado plano de animação nos quatro dias do evento.

Seia continua a assumir-se como lar do mais famoso queijo português, neste certame que valoriza e promove o Queijo Serra da Estrela, criando sinergias, racionalizando recursos e promovendo ganhos de escala económica significativos do produto mais representativo desta região, procurando ampliar a sua escala de valor e promoção do produto, ajudando por esta via à dignificação e reconhecimento de todos os que trabalham neste setor.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada
4
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME

Artigos relacionados

CINFAES
santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
Câmara Municipal de Mangualde
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro