Feira de São Mateus expõe banda desenhada com história original do hino português

A Feira de São Mateus, Viseu, inaugura no domingo uma exposição de banda desenhada com uma história original de José Pires sobre o hino português, no dia em que o certame é dedicado a Viriato, disse hoje fonte da organização.

“É uma verdadeira obra de banda desenhada (BD). A exposição é dividida em duas partes, sendo uma, basicamente, um álbum de BD dividida em pranchas de grande dimensão”, explicou o presidente do Grupo de Intervenção e Criatividade Artística de Viseu (GICAV).

Luís Filipe Mendes explicou que a outra parte da exposição é o resultado de um “convite feito a um conjunto de artistas locais e de âmbito nacional, para que cada um deles fizesse o seu desenho intitulado: ‘A Portuguesa’”.

“Há trabalhos muito curiosos e tudo isto vai estar até ao último dia da Feira de São Mateus, o que penso ser mais um momento grande, porque em Portugal não há meia dúzia de locais onde se façam exposições de BD e Viseu tem estado dentro desse circuito”.

Esta ideia nasceu em parceria com a autarquia viseense, explicou o responsável, depois de, no ano passado, numa visita a Viseu, “o senhor José Pires, um artista de banda desenhada, ter dito que tinha uma obra completa sobre o hino nacional no enquadramento do seu aparecimento”.

“Temos vindo a organizar na Feira de São Mateus exposições de banda desenhada, nomeadamente sobre estes mitos de Viriato, Infante Dom Henrique e outros e, este ano, vamos ter uma exposição sobre ‘A Portuguesa’, o hino nacional”, contou Luís Filipe Mendes que lamentou o facto de “as editoras nacionais estarem pouco interessadas neste original”.

Esta exposição integra o plano de atividades programadas para 25 de agosto, dia em que a Feira de São Mateus, em Viseu, dedica a Viriato, com várias iniciativas, algumas reedições de tradições do certame que comemora, este ano, 627 anos.

“Viseu é vinculada ao imaginário de resistência de Viriato, do guerreiro pastor. Desde o século XVII que se forjou na propaganda e na ideologia nacional esta ligação de Viseu a Viriato e também da ligação da Cava de Viriato a Viseu”, contou o diretor da Viseu Marca, entidade que organiza a Feira de São Mateus.

Jorge Sobrado, também vereador da Cultura na Câmara Municipal de Viseu, explicou também que “hoje se sabe que não há nenhuma relação histórica, factual, entre a Cava, o monumento a Viriato, mas a verdade é que essa propaganda que foi fomentada pela literatura, poesia e cultura popular acabou por criar laços muito profundos na cidade”, tornando-se “indubitavelmente o maior herói e uma grande referência mitológica e afetiva da identidade” dos viseenses.

O Dia de Viriato é celebrado no certame viseense há 90 anos, e foi “resgatado em 2014, depois de se ter perdido a tradição de o comemorar”, assim como “as gincanas automóveis que tiveram a sua primeira edição no mesmo ano, mas que pararam em 1987” e regressam no domingo, à Avenida da Europa.

A Feira de São Mateus, que vai no seu 11.º dia e que termina a 15 de setembro, já contabilizou, até ao momento, “o limiar das 400 mil entradas”, o que quer dizer que “está no caminho positivo para chegar ao número de um milhão, como no ano passado.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
2
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
3
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
4
Prémio Heathy 3
Câmara de Tondela recebe prémio Locais de Trabalho Saudáveis

Artigos relacionados

Académico_de_Viseu
Rossio Viseu
espetáculo teatro
pexels-los-muertos-crew-8460033 (1)
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu