Federação marca Volta a Portugal em bicicleta entre 27 de setembro e 05 de outubro

A 82.ª edição Volta a Portugal em bicicleta poderá realizar-se entre 27 de setembro e 05 de outubro, sob organização da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), anunciou  o organismo, que apresentou o plano ao Presidente da República.

Em comunicado, a FPC assumiu estar “a trabalhar para que a Volta a Portugal possa realizar-se entre 27 de setembro e 05 de outubro”, acrescentando que “a nova data já está inscrita no calendário da União Ciclista Internacional (UCI)”.

A edição de 2020 da principal corrida velocipédica nacional, que deveria decorrer entre 29 de julho e 09 de agosto, foi adiada, em 25 de junho último, para datas a determinar, tendo, segundo o anúncio de hoje, sofrido uma redução para nove dias de prova – eram 11 com um dia de descanso.

“O presidente da FPC, Delmino Pereira, e o diretor da Volta a Portugal, Joaquim Gomes, foram recebidos em audiência pelo Chefe de Estado, sensibilizando-o para o valor estratégico e para o interesse nacional da Volta a Portugal”, frisou o organismo que rege o desporto velocipédico nacional.

Segundo o comunicado, a “FPC assumiu a responsabilidade de colocar o evento na estrada”, devido à importância para a modalidade e pelo “sentimento geral da comunidade velocipédica nacional”, enaltecendo ainda a importância do evento para “a vivência sociocultural dos portugueses e para a dinamização da economia, ao longo dos diferentes territórios locais unidos pela caravana da corrida”.

“Mais ainda num ano como este, em que as dinâmicas internas de turismo e ocupação hoteleira são essenciais para a economia do país. O ciclismo pretende dar o seu contributo”, vincou a FPC, comprometendo-se “a criar um evento seguro, aplicando as normas acordadas com a Direção-Geral da Saúde (DGS)”.

Em 25 de junho último, a Podium Events, em comunicado conjunto com a FPC, anunciou o adiamento da corrida, devido à pandemia de covid-19, “tendo em conta as manifestações públicas e particulares de não autorização da passagem e permanência da Volta a Portugal em bicicleta por diversos municípios integrantes do percurso da prova”.

“A Podium e a FPC estão neste momento a equacionar outros cenários e a procurar ativamente encontrar com os seus parceiros uma data alternativa para a realização do evento, ainda em 2020”, frisaram, na ocasião, as duas entidades.

A realização da Volta tinha recebido ‘luz verde’ da DGS e do Governo, atendendo às orientações para a retoma de competições ao ar livre de modalidades individuais e à aprovação do plano sanitário para a prova.

No entanto, as Câmaras Municipais de Viana do Castelo e Viseu anunciaram que não receberiam a passagem da corrida nos seus concelhos.

O calendário velocipédico esteve suspenso desde meados de março, devido à pandemia de covid-19, e foi retomado em 05 de julho, com uma prova de reabertura, em Anadia.

Na terça-feira passada, a 43.ª edição do Troféu Joaquim Agostinho foi adiada para 19 e 20 de setembro, após ter sido detetado um caso positivo de covid-19, obrigando a um período de quarentena para vários membros da organização.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
3
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia
4
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro

Artigos relacionados

pexels-pixabay-47730
Académico_de_Viseu
tondela
Académico_de_Viseu
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia