Farense “tem de dar o que tem e o que não tem” para superar Tondela

1305

O treinador do Farense disse hoje que a sua equipa tem de superar os seus limites para conquistar os três pontos na receção de sábado ao Tondela, jogo decisivo na luta pela manutenção na I Liga de futebol.

“A situação não está desesperante. Não está fácil, como é evidente, mas vai passar muito por aquilo que irá ser o jogo com o Tondela. É seguramente o jogo das nossas vidas, temos de dar o que temos e o que não temos, temos de jogar nos nossos limites. Todos nós sabemos que ninguém conhece o limite, portanto, temos de nos superar em todos os aspetos do jogo”, afirmou Jorge Costa, na antevisão à partida da 33.ª e penúltima jornada do campeonato.

Os algarvios são penúltimos classificados, a dois pontos do Boavista, que ocupa o 16.º lugar (vaga de ‘play-off’ com o terceiro classificado da II Liga), e a três pontos do Rio Ave, no 15.º lugar, que assegura a manutenção.

O Farense foi goleado na última jornada no Estádio do Dragão pelo FC Porto (5-1) e o técnico admitiu que “perder por um resultado expressivo nunca fez bem a ninguém”.

“Perdemos três pontos que queríamos ter conquistado, num jogo com uma história diferente, que não vale a pena dissecar. Mas não foram mais do que três pontos, que, na ida para o Dragão, não era o resultado que queríamos”, acrescentou Jorge Costa.

O foco dos algarvios, “mesmo durante o jogo, virou-se completamente para o restante campeonato, nomeadamente o jogo do Tondela”, lembrou o treinador do Farense, numa alusão às mudanças efetuadas ao intervalo da partida no Porto, em que retirou jogadores ‘amarelados’ e Ryan Gauld, em risco de exclusão caso visse o nono amarelo no campeonato.

“O que podemos controlar é o que vamos ser contra o Tondela, pensando que, depois do jogo, com os três pontos, a nossa situação possa ser diferente da atual”, frisou o técnico.

Em relação ao Tondela, Jorge Costa destacou que se trata de uma equipa “que fez um belíssimo campeonato, andou sempre mais ou menos tranquila na classificação” e conseguiu “alguns resultados surpreendentes”, pelo que “merece todo o respeito”.

Os ‘beirões’ já cumpriram os seus objetivos, garantindo a permanência na I Liga, mas nem por isso o responsável do Farense espera facilidades.

“Tem um sistema de jogo bem definido e é perigosíssima no último terço e nas transições. Neste momento, já tem os seus objetivos conquistados, o que não quer dizer – e não podemos pensar – que vem para o Algarve de férias”, concluiu o treinador da equipa de Faro.

O Farense, 17.º, com 28 pontos, recebe no sábado o Tondela, 11.º, com 36, em jogo marcado para o Estádio de São Luís, às 15:30, com arbitragem de Luís Godinho (Évora).