Famalicão sobe ao quinto lugar após vitória sobre o ‘aflito’ Tondela

1548

Um golo solitário, marcado por Fábio Martins aos 55 minutos, colocou ontem o Famalicão na quinta posição da I Liga portuguesa de futebol, ao ‘carimbar’ o triunfo por 1-0 em Tondela, em jogo da 30.ª jornada da prova.

Depois de um ‘nulo’ ao intervalo, o remate certeiro do avançado para o fundo da baliza de Babacar Niasse, que se estreou na baliza do Tondela, desfez o ‘impasse’ e permitiu aos famalicenses desalojarem o Rio Ave do quinto posto.

A primeira parte do jogo revelou-se equilibrada, com duas equipas bem organizadas, a criarem linhas defensivas coesas e com as ofensivas a criarem um ou outro momento de maior tensão junto às duas balizas.

Um desses momentos aconteceu muito cedo, antes dos dois minutos, com Jonathan Toro a avançar sozinho e a provocar o primeiro canto a favor da sua equipa, após o qual Philipe Sampaio desviou a bola, que passar junto ao poste esquerdo da baliza de Vaná.

O Famalicão reagiu de imediato e provocou a primeira defesa a Babacar Niasse, que se estreou na baliza do Tondela, após 103 jogos consecutivos a ser guardada por Cláudio Ramos, que se lesionou depois do jogo com o Belenenses SAD.

A estreia do senegalês voltou a ganhar destaque aos 26 minutos, numa defesa a um remate lateral de Diogo Gonçalves e, novamente, aos 33 minutos, quando defendeu um livre marcado pelo avançado português.

Na segunda parte o Tondela entrou a criar dois momentos perigosos: Jonathan Toro (46 minutos) e Ronan (48), que seguiu isolado, mas em ambas ocasiões a bola foi desviada pela linha defensiva do Famalicão.

O Famalicão reagiu às investidas da equipa anfitriã e Fábio Martins, aos 55 minutos, rematou da lateral direita para o fundo da baliza de Babacar Niasse, inaugurando o marcador no Estádio João Cardoso.

O golo aumentou a confiança do Famalicão, mas, aos 71 minutos, ficou em inferioridade numérica, após o segundo cartão amarelos mostrado ao espanhol Toni Martinez.

A equipa beirã ainda tentou reagir e os últimos minutos de jogo, mais os cinco de compensação, foram praticamente jogados em cima da grande área do Famalicão, mas, apesar das investidas, os anfitriões não conseguiram concretizar, muito pela ação segura da linha defensiva dos visitantes.

O Famalicão, com esta vitória, subiu ao quinto lugar, com 48 pontos, enquanto o Tondela mantém-se com 30, na 15ª posição, em igualdade com o Vitória de Setúbal, 16.º e primeira equipa acima da zona de despromoção.