Falta de assistentes operacionais em extensões de saúde preocupa Município de Tondela

O Município de Tondela está preocupado com a falta de recursos humanos – assistentes operacionais -, que está a adiar a reabertura de três extensões de saúde do concelho: Molelos, Caramulo e Lajeosa do Dão.

Neste quadro, o Município de Tondela tem vindo a acompanhar todas as diligências do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Dão Lafões numa articulação contínua, mas não deixa de manifestar a sua preocupação, sendo verdade que a solução destes problemas não está na esfera de gestão do Município.

Apesar de termos a indicação de que a reabertura destas extensões de saúde depende da colocação de assistentes operacionais e que estes serão colocados com apoio do Centro de Emprego Local (medida precária, já que não garante a permanência duradoura dos profissionais), o Município de Tondela não pode deixar de reafirmar as suas preocupações e das suas populações, na defesa dos seus direitos e no acesso à saúde.

Recorde-se que, ainda recentemente, o Município de Tondela colaborou com as entidades de saúde numa resposta célere em relação à criação da área dedicada para avaliação de doentes com suspeita de COVID-19, tendo sido o Município a assegurar os assistentes operacionais para apoiar esta unidade, face a esta situação absolutamente excecional e nos termos do quadro de emergência nacional.

Sublinhe-se que o adiar da reabertura destas três extensões de saúde traz muitas consequências para estas gentes, especialmente nas povoações mais afastadas e onde se regista um nível de envelhecimento bastante elevado, a par de uma área bastante dispersa geograficamente.

Se é verdade que esta situação é mais mediatizada quando sentida nas maiores áreas urbanas, é também verdade que o impacto deste problema tem maior gravidade quando ocorre noutros territórios, mais afastados, e sem transportes públicos regulares ao longo das várias horas do dia.

Neste sentido, aguardamos a breve resolução desta questão, a bem da qualidade da resposta numa área tão importante como é a saúde, sendo inegável o nosso apoio à defesa das nossas populações.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu
2
Rossio Viseu
Prejuízo de 1,5 ME nos transportes públicos leva Câmara de Viseu a abrir concurso
3
espetáculo teatro
Boneca com inteligência artificial promove reflexão sobre abuso sexual em Viseu
4
pexels-boom-12585940
Jornalistas desportivos distinguem Carlos Lopes por mérito internacional

Artigos relacionados

Visita e protocolo Recreio 1
bottle-2032980_1280
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Prémio Heathy 3
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu