Exposição " Botânica e a história do Esparto" no Centro de interpretação Histórica e Arqueológica de Fornos de Algodres.

Inserida no programa de dinamização e rotatividade de exposições temporárias do Museu. O CHIAFA (Centro de Interpretação Histórica e Arqueológica de Fornos de Algodres), apresenta a Exposição “Botânica e a História do Esparto”, que poderá ser visitada todos os dias entre 20 de Maio e 02 de Junho das 09h30 – 13h00 e as 14h00 – 17h00.

Stipa tenacíssima planta herbácea, perene e cespitosa, da família das Gramíneas, tem caules fibrosos, folhas lineares e resistentes e inflorescência em panícula estreita e longa, sendo utilizada no fabrico de capachos, cordas, esteiras, etc.; alfa, esparteira.

É uma erva que cresce espontaneamente e que não pode ser semeada (ou não precisa ser semeada). Espécies de junco de solo árido, ele é encontrado no sudeste da Península Ibérica e na região Magrebina no Norte de África.

A referência mais antiga a esta planta data de 30.000 anos atrás e foi descoberta na Caverna de Ardales (Málaga),um pedaço de corda de esparto petrificada. As descobertas da Caverna dos morcegos em Albuñol (Granada), mostram a antiguidade das belas obras de esparto no sul da Península Ibérica há pelo menos 7000 anos. As técnicas de trabalho mudaram muito pouco desde os Ibéricos.

 

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
image-2
Stand do jornal Notícias de Viseu na 26 edição de Xantar, feita internacional de turismo e gastronomia, em Ourense
2
‘NATAL DE ESTRELAS’ CHEGA AO FORUM VISEU
3
image-3
CONFRARIAS GASTRONÓMICAS, ENOFILAS
4
XANTAR – QUATRO DIAS MOSTRA REA,

Artigos relacionados

unnamed
Camino Iniciatico Brasil 02
Press_056_Foto
vinho
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
image-2
Stand do jornal Notícias de Viseu na 26 edição de Xantar, feita internacional de turismo e gastronomia, em Ourense
‘NATAL DE ESTRELAS’ CHEGA AO FORUM VISEU
image-3
CONFRARIAS GASTRONÓMICAS, ENOFILAS
XANTAR – QUATRO DIAS MOSTRA REA,