Exposição ” Botânica e a história do Esparto” no Centro de interpretação Histórica e Arqueológica de Fornos de Algodres.

1972

Inserida no programa de dinamização e rotatividade de exposições temporárias do Museu. O CHIAFA (Centro de Interpretação Histórica e Arqueológica de Fornos de Algodres), apresenta a Exposição “Botânica e a História do Esparto”, que poderá ser visitada todos os dias entre 20 de Maio e 02 de Junho das 09h30 – 13h00 e as 14h00 – 17h00.

Stipa tenacíssima planta herbácea, perene e cespitosa, da família das Gramíneas, tem caules fibrosos, folhas lineares e resistentes e inflorescência em panícula estreita e longa, sendo utilizada no fabrico de capachos, cordas, esteiras, etc.; alfa, esparteira.

É uma erva que cresce espontaneamente e que não pode ser semeada (ou não precisa ser semeada). Espécies de junco de solo árido, ele é encontrado no sudeste da Península Ibérica e na região Magrebina no Norte de África.

A referência mais antiga a esta planta data de 30.000 anos atrás e foi descoberta na Caverna de Ardales (Málaga),um pedaço de corda de esparto petrificada. As descobertas da Caverna dos morcegos em Albuñol (Granada), mostram a antiguidade das belas obras de esparto no sul da Península Ibérica há pelo menos 7000 anos. As técnicas de trabalho mudaram muito pouco desde os Ibéricos.