Estrutura Municipal de retaguarda de Viseu será gerida pela ARS

O presidente da Câmara Municipal de Viseu adiantou hoje à agência Lusa que a estrutura municipal montada no Pavilhão do Fontelo, por causa da covid-19, vai passar a ser gerida pela Administração Regional de Saúde (ARS).

“Hoje, em reunião da comissão da proteção civil distrital, depois de na quarta-feira ter sido abordada a questão na reunião municipal, ficou acordado que a infraestrutura do Fontelo, que estava a ser gerida pela autarquia, passa a ser gerida num contexto distrital sob a gestão diária e direção técnica, passa a estar sob a responsabilidade da ARS e da Segurança Social”, adiantou António Almeida Henriques.

Neste sentido, explicou, o Pavilhão do Fontelo “passa a estar ao serviço dos 24 municípios do distrito” e “ficará a funcionar como estrutura de apoio de retaguarda ao hospital ou noutras situações que venham a ser definidas pela ARS em articulação com a Segurança Social”.

O presidente lembrou que a estrutura foi montada durante a primeira vaga da pandemia, mas agora sofreu melhorias e aumentou a capacidade para um total de “64 camas articuladas que foram cedidas pelo Hospital de São Teotónio”, estando o espaço devidamente “climatizado e com sistema de oxigénio”.

Esta cedência, continuou, vem na sequência de um despacho do Governo, de 06 de novembro, que visava a criação em cada um dos distritos de uma estrutura de apoio de retaguarda, explicou o presidente, acrescentando que “o Centro Distrital de Proteção Civil solicitou à autarquia de Viseu a cedência do espaço” no Fontelo.

“Quando criámos aquela estrutura era exatamente para servir a região como um todo”, frisou, acrescentando que “esta é uma luta de todos, não conhece fronteiras, o vírus não para à entrada de um município ou de outro” e o município de Viseu nunca se esquece do seu papel de apoiar a região onde está inserido.

Com a cedência deste espaço, Almeida Henriques adiantou que a autarquia “tem já plano b e c”, ou seja, “já estão dois locais identificados e que podem ser, rapidamente, estruturados para que possam fazer redundância com esta do Fontelo, para a eventualidade de haver uma sobrecarga ao nível do distrito e do município”.

Viseu passou a ser um dos 13 municípios, dos 24 do distrito, que integram a lista dos concelhos considerados de risco elevado, 191 no país, a par com Castro Daire, Cinfães, Lamego, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Resende, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão e Vila Nova de Paiva.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.294.539 mortos em mais de 52,7 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 3.250 pessoas dos 204.664 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Seminário CTCV
CTCV debate potencial do país para a circularidade de materiais
2
Forum_Atos_dez2024
Comunidade artística partilha ideias em fórum dedicado à cultura
3
teste_coronavirus_site
Prémio de Boas Práticas em Envelhecimento Ativo e Saudável na região Centro 2024
4
Heráldica-Armamar
Câmara de Armamar aprova por unanimidade orçamento de quase 19 ME para 2025

Artigos relacionados

incêndio
vinho
Violencia-Domestica
Viseu
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Seminário CTCV
CTCV debate potencial do país para a circularidade de materiais
Forum_Atos_dez2024
Comunidade artística partilha ideias em fórum dedicado à cultura
teste_coronavirus_site
Prémio de Boas Práticas em Envelhecimento Ativo e Saudável na região Centro 2024
Heráldica-Armamar
Câmara de Armamar aprova por unanimidade orçamento de quase 19 ME para 2025