Estratégia Local de Habitação de Viseu quer levar pessoas para zonas rurais

A Câmara de Viseu quer aproveitar a Estratégia Local de Habitação para levar pessoas para as zonas rurais do concelho, estando previstos 13 milhões de euros para aquisição e reabilitação de edifícios, disse o seu presidente, Fernando Ruas.

Em declarações aos jornalistas no final da reunião de câmara, Fernando Ruas considerou que a Estratégia Local de Habitação de Viseu “é um programa extremamente ambicioso” que, no total, tem alocados cerca de 30 milhões de euros.

“Achámos que ela não se devia circunscrever apenas à zona urbana, mas também aproveitar para recuperar algumas casas nos centros históricos das aldeias e depois disponibilizá-las, porque elas vão ficar bem recuperadas”, afirmou.

Na reunião pública de hoje, o executivo aprovou a aquisição de dois imóveis na freguesia de Bodiosa.

Segundo Fernando Ruas, para essas zonas do concelho, “o Rural Habita tem 13 milhões de euros para aquisição e reabilitação” de edifícios, destinados a 144 famílias.

“A partir do momento em que tenhamos casas disponíveis, quando aparecerem interessados, não temos nenhum problema em os dirigir para essas zonas”, frisou.

O autarca social-democrata explicou aos jornalistas a orientação que deu aos serviços camarários para os prédios em ruínas: “se o promotor os quiser recuperar, que o faça rapidamente, se não quiser ou se demorar, a câmara ou os compra para a Estratégia Local de Habitação ou para aumentar o espaço público”.

É nesse âmbito que o executivo está a desenvolver um projeto, que Fernando Ruas tem “alguma esperança que dê resultado”, para “fazer uma pequena praça ao lado da Rua Direita”.

“São prédios que estão em ruínas e já dissemos aos donos que os vamos demolir para aumentar o espaço público”, contou, considerando que seria uma obra muito importante quer para a Rua Direita, quer para as restantes artérias do centro histórico.

Além da praceta, o autarca gostaria de “fazer uma ligação rápida à zona da Sé”, a pé.

“Andamos sempre a falar na decadência da Rua Direita, e é um facto, não vale a pena omiti-lo, mas a única coisa que lá tem existido para alterar é investimento público”, considerou.

Durante a reunião, os vereadores socialistas questionaram Fernando Ruas sobre a boca de incêndio que não funcionou durante um fogo ocorrido no início da semana passada, em dois prédios do centro da cidade.

Fernando Ruas disse ter ficado “satisfeito com a atuação dos bombeiros”, nos quais confia para fazer as vistorias, e considerou que o sistema funcionou, porque havia disponível outra boca de incêndio.

Segundo o autarca, existem em Viseu “5.044 bocas de incêndio e 416 marcos de incêndio”, sendo “a verificação do estado dos hidratantes feita aleatoriamente, todos os anos, ao longo de cada ano”.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
2
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
3
pexels-los-muertos-crew-8460033 (1)
Bloco de Esquerda questiona Governo sobre fecho de urgências pediátricas em Viseu
4
Eventos_CMM
Eventos culturais e gastronómicos "para todos" até agosto em Mangualde

Artigos relacionados

thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Académico_de_Viseu
Prémio Heathy 3
Rossio Viseu
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu