Estâncias termais da Região Centro vão ter animação nos próximos dois anos

Estâncias termais da região Centro vão, nos próximos dois anos, ser animadas por espetáculos de música, teatro e dança e outras iniciativas, como passeios pedestres ou de carros clássicos.

O ciclo Viva Termas Centro – que será apresentado publicamente no sábado, em Castro Daire – tem como objetivo oferecer um produto turístico complementar à oferta terapêutica das 18 estâncias termais que integram a rede Termas Centro.

Em comunicado, a Termas Centro explica que “o conjunto de ações previsto pretende integrar a experiência turística dentro do produto termal, sem perder de vista a sua íntima relação com a dimensão de saúde e bem-estar”.

O ciclo divide-se por três eixos, que pretendem “levar os participantes a descobrir, nos próximos dois anos, a rede cultural que envolve as termas, a explorar o seu território e património e a desfrutar de novas experiências”, sublinha.

O eixo Descubra – Uma Rede Cultural integra iniciativas culturais e de animação programadas para se realizarem em rede.

Um circuito de dança, espetáculos de teatro em colaboração com várias companhias de teatro da região, animação musical de rua com jazz e espetáculos em que serão musicalizados poemas de poetas portugueses contemporâneos são algumas das iniciativas deste eixo.

Já o eixo Explore – O Nosso Território e Património tem dois objetivos: “a sensibilização para o conhecimento dos recursos aquíferos e espaços termais que compõem a rede e dos recursos naturais e paisagísticos da sua envolvente”.

“Pretende-se que os turistas que procuram a região descubram as termas e que, em paralelo, os aquistas que vão às termas descubram a região”, explica a Termas Centro.

Neste eixo, as apostas vão para a valorização dos circuitos pedestres, com exercício físico acompanhado por um animador, caças ao tesouro que irão permitir a exploração do património natural e cultural, um concurso de fotografia e passeios de carros clássicos.

O eixo Desfrute – Novas Experiências vai focar-se no combate ao “sedentarismo físico, social e mental dos aquistas e visitantes, exaltando o conceito de que as termas estão em movimento, ativas e que representam destinos propícios a excelentes experiências”, acrescenta.

Ações dirigidas por ‘chefs’ de cozinha reconhecidos e outras que visam sensibilizar as famílias para a importância de uma alimentação saudável, desafiando as crianças a preparar petiscos saudáveis de forma divertida, com produtos naturais e endógenos, são algumas das propostas.

Neste eixo realiza-se também uma ação que visa estimular o físico e o cognitivo entre públicos intergeracionais, torneios desportivos não federados e o Banho Santo, uma iniciativa que tenciona renovar uma tradição antiga em cada uma das estâncias termais.

 

Foto : Caldas da Rainha

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
2
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
3
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
4
Prémio Heathy 3
Câmara de Tondela recebe prémio Locais de Trabalho Saudáveis

Artigos relacionados

Académico_de_Viseu
Rossio Viseu
espetáculo teatro
pexels-los-muertos-crew-8460033 (1)
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu