Estágio em Arganil reúne 75 músicos oriundos de cinco distritos

O II Estágio de Orquestra de Sopros e Percussão de Arganil reúne 75 músicos oriundos de 21 filarmónicas dos distritos de Coimbra, Aveiro, Viseu, Guarda e Lisboa, de segunda-feira ao dia 05 de agosto.

“Encerramos [as inscrições] com 75 executantes oriundos de 21 filarmónicas, dos distritos de Aveiro, Coimbra, Guarda, Viseu e temos também alguns inscritos de uma filarmónica da Amadora, portanto, Lisboa”, disse hoje à agência Lusa o presidente da direção da Associação Filarmónica de Arganil (AFA), Miguel Ventura.

A segunda edição do “Estágio do Açor – Estágio de Orquestra de Sopros e Percussão de Arganil” vai decorrer de segunda-feira até dia 05 agosto, em Arganil, no distrito de Coimbra.

Numa organização da Associação Filarmónica de Arganil (AFA), em parceria com a Associação Juvenil CUME – Cultura Urgente para a Mudança Enérgica, este estágio pretende “qualificar os executantes das bandas filarmónicas” e ainda promover momentos de “troca de experiências, interação entre executantes de diversos pontos do país e de diversas realidades”, sublinhou.

Durante cinco dias, os executantes vão merecer um “intenso programa formativo”, que é organizado em naipes e orquestra.

Ao longo do dia, “cada naipe ensaia por si próprio e depois ao final do dia têm um ensaio conjunto”, explicou Miguel Ventura.

A ação culmina com a realização de um concerto no dia 05 de agosto, em Arganil, onde serão apresentados os “resultados do trabalho desenvolvido com base em novos métodos de ensino que proporcionam aprendizagens inovadoras”.

O Estágio do Açor é dirigido pelo maestro José Pedro Figueiredo, tendo como maestro assistente Pedro Carvalho, da AFA, bem como a colaboração de oito orientadores de naipe.

“A grande valia do estágio é ter este programa intenso e envolver, de facto, pessoas que vêm de diversos pontos do país, filarmónicas com diversos níveis de desenvolvimento, digamos assim, e que conjuntamente possam aprender e possam sair de Arganil mais valorizados”, acrescentou.

Miguel Ventura referiu que se trata de uma iniciativa que conta com a colaboração da Câmara Municipal de Arganil e da Santa Casa da Misericórdia de Arganil.

O presidente da AFA aproveitou para apelar aos organismos públicos, desta área, para terem um “olhar diferente, em termos do apoio”, já que se trata de iniciativas importantes por “atrair pessoas de vários concelhos e de vários distritos” a territórios do interior, como é o caso de Arganil.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu
2
Rossio Viseu
Prejuízo de 1,5 ME nos transportes públicos leva Câmara de Viseu a abrir concurso
3
pexels-boom-12585940
Jornalistas desportivos distinguem Carlos Lopes por mérito internacional
4
Académico_de_Viseu
União de Leiria vence Académico de Viseu no fecho da 33.ª jornada da II Liga

Artigos relacionados

Visita e protocolo Recreio 1
bottle-2032980_1280
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Prémio Heathy 3
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu